Aplicativo para iOS exibe belos gráficos de sinais WiFi, torres de celular, e satélites ao redor

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Sabemos que os nossos serviços de conectividade móvel vem de torres de celular, aplicativos de mapeamento são possíveis por causa de satélites GPS e que sinais wifi possibilitam grande parte das conexões rápidas existentes. Tudo isso, no entanto é invisível – ou era, porque agora podemos ver a deslumbrante realidade que nossos olhos são incapazes de detectar, através de um novo aplicativo.

Há pouco tempo um artista holandês chamado Richard Vijgen divulgou um vídeo de um projeto em que ele estava trabalhando na chamada “arquitetura de rádio”. Era um app de realidade aumentada que revela as ondas e sinais em uma determinada sala, extraindo informações de dados em satélites e locais de torre de celular publicamente disponíveis. Ele revela uma visão um tanto “sobrenatural”, uma rede de infraestrutura que alimenta nosso mundo digital.

A visão encantou a muitos, que desejaram ter o aplicativo em seus dispositivos. Porém, ele estava indisponível para o público. A boa notícia é que agora ele já pode ser encontrado para download na App Store para iPhone ou iPad.

Quando iniciado, o app exibe uma tela azul cobalto, onde o aplicativo através da localização GPS do usuário carrega uma série de conjuntos de dados extraídos de um banco de dados global que inclui as torres de celular em torno do aparelho, e a sobrecarga de satélites. Ao todo, o banco de dados inclui “7 milhões de células Torres, 19 milhões roteadores Wi-Fi e centenas de satélites.”

O app identifica sinais e ondas, à medida em que o usuário se move, e informa coisas como “há uma torre de celular 589 metros à minha esquerda”. Se for noite, pode olhar para um satélite russo de 1964 passando ao sul.

O app avisa que é “não uma ferramenta de medição.” Por exemplo, as ondas atmosféricas e pontos na tela são uma interpretação das ondas, não uma realidade científica. Mas os datapoints são reais, com base em suas coordenadas GPS e obtidos por um banco de dados, o que é muito legal.

Vijgen disse ao Gizmodo por email que “a maioria das pessoas parecem estar impressionadas com a densidade de sinais, alguns pensam que é um pouco assustador, outros só acham que é bonito”. Talvez seja um pouco das duas coisas. Um serviço que nos lembra o quanto há de coisas invisíveis ao nosso redor e nem nos damos conta disso, embora dependemos delas para utilizar nossos dispositivos do dia a dia.

Os interessados em visualizar essas informações podem obter o aplicativo na página do Architecture of Radio na App Store por US$ 2,99 (R$ 11.27).

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *