Apple adquire tecnologia de captura facial usada no novo Star Wars

A Apple comprou recentemente uma empresa suíça chamada FaceShift, que produz tecnologia de captura facial em tempo real. A tecnologia da empresa permite que as expressões faciais de uma origem sejam transferidas instantaneamente para um avatar virtual, e foi utilizada no filme Star Wars VII: O Despertar da Força.

A informação sobre a aquisição vem do TechCrunch, que conseguiu a confirmação com um porta-voz da Apple. segundo a empresa, “A Apple adquire empresas menores de tecnologia de quando em quando, e geralmente não discutimos o motivo ou planos futuros”.

Uma demonstração da tecnologia da FaceShift pode ser vista aos 0:41 do vídeo abaixo. Nele, expressões faciais são transferidas de um computador para um boneco animado.

[embedded content]

O principal foco da FaceShift era efeitos visuais para jogos e filmes. A possibilidade de se transferir as expressões faciais de uma pessoa para um avatar digital pode economizar tempo e dinheiro em situações nas quais seria necessário animar manualmente o rosto do avatar – além de gerar um resultado mais verossímil.

Embora os planos da empresa para a tecnologia ainda não sejam claros, já é possível imaginar algumas aplicações. Por exemplo, a Apple poderia oferecer uma série de avatares digitais no FaceTime com os quais os usuários poderiam brincar. Jogos para iOS também poderiam se valer dela para trazer novas possibilidades de imersão e jogabilidade.

Transferir expressões faciais de um rosto para outro é um tema que vem sido bastante pesquisado. Pesquisadores de diversas universidades, em parceria, um sistema que permite transferir até mesmo a expressão de um usuário para a imagem de outro, capturada por uma webcam – em outras palavras, ele permite que um usuário controle o rosto do outro digitalmente. Leia mais sobre essa pesquisa aqui

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *