Últimas

Astrônomos fotografam pela primeira vez nascimento de um planeta

Um grupo de 17 pesquisadores publicaram essa semana no periódico científico Nature uma fotografia que mostra um planeta em formação. A imagem foi feita com o Large Binocular Telescope, no Arizona, e o Magellan Telescope, no Chile.

O planeta em questão orbita uma estrela chamada LkCa15, que fica a 450 anos-luz da Terra. Ela é envolta por um enorme disco protoplanetário: uma nuvem de gases densos a partir dos quais os planetas se formam.

Usando o sistema de óptica adaptativa do Magellan Telescope, os cientistas conseguiram captar o alfa de hidrogênio do planeta. Trata-se de uma frequência específica de luz que é emitida por planetas e estrelas conforme eles crescem. Foi essa frequência que “denunciou” a formação do planeta.

O planeta está se formando dentro de um buraco no disco protoplanetário da LkCa15. A existência desse buraco, porém, leva os cientístas a crer que pode haver outros planetas se formando por lá. O vídeo abaixo mostra as imagens feitas pelos telescópios, bem como uma recriação artística dos objetos:

[embedded content]


Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *