Últimas

Benchmark ao longo do tempo: Apple Ax vs Exynos, Snapdragon, Kirin e MediaTek

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Na última semana foi anunciado o chipset Kirin 950 da Huawei. Já nesta semana vimos Qualcomm revelar o tão aguardado Snapdragon 820, e Samsung com seu Exynos 8890. Neste momento, muitos devem estar ansiosos para saber qual deles é mais rápido. Infelizmente, como ainda não estão disponíveis no mercado, o que podemos analisar são apenas os testes feitos com unidades não finalizadas dos mesmos. Pensando nisso, o usuário ‘Ice Universe’ do microblogger chinês Weibo mostrou um gráfico onde compara as soluções da MediaTek, Qualcomm, Samsung, Huawei e Apple ao longo dos anos.

Todos os testes foram apurados com o GeekBench, uma das soluções mais usadas atualmente para medir o desempenho de CPU. O teste foi realizado analisando apenas um único núcleo em uso, já que a solução da Apple é apenas dual-core, enquanto MediaTek chega apelando com dez núcleos de processamento. E como pode ser visto no gráfico abaixo, a gigante de Cupertino sempre veio fazendo um bom trabalho ao superar a concorrência com uma certa folga.

O comparativo começa em 2013, onde vemos o Snapdragon 600 enfrentar o Exynos 5410, Apple A6, MediaTek MT6589 e Huawei K3V2. Aqui, Samsung ficou em primeiro com seu chipset octa-core. Apple e Qualcomm praticamente empatadas, enquanto MediaTek e Huawei comeram poeira. A partir do segundo semestre de 2013, quando o Apple A7 entra na briga, a gigante de Cupertino inicia o seu reinado acima das demais e segue inabalável pelos próximos anos.

No ano seguinte foi a vez de Samsung investir nos Exynos 5422 e 5433. Enquanto Qualcomm entra em campo com os Snapdragon 801 e 805. Aqui podemos ver que ambas as empresas seguem disputando com mesmo desempenho, trazendo apenas um pouco de vantagem para o Exynos 5433. MediaTek, como sempre, segue na lanterna, mas no final de 2014 a companhia trouxe o MT6595 que superou o Kirin 925.

Este ano vemos Samsung à frente da Qualcomm com o Exynos 7420. O Snapdragon 810 chegou com grande problema de aquecimento que acabou atrapalhando o seu desempenho. Com uma versão revisada, que chegou a ganhar por mais de 100 pontos no bench, ainda não foi suficiente para igualar o rival da Samsung. MediaTek e Huawei seguiram no mesmo nível com os chipsets MT6795M e MT6795T, além dos Kirin 930 e Kirin 950. Mais uma vez, Apple ficou no topo com o seu poderoso Apple A9 marcando incríveis 2.527 pontos.

E para 2016? Apple A10 chegará apenas no segundo semestre, mas pelos testes revelado do Snapdragon 820 e Exynos 8890, a Maçã continuará no topo. Enquanto a solução da Samsung consegue bater 2.270 pontos, o rival da Qualcomm chega a 2.250, mostra que ambos continuam oferecendo o mesmo desempenho (interessante para o Galaxy S7 que trará as duas opções para o mercado). Kirin 950 e MediaTek MT6797 seguem com 1.800 pontos, abaixo dos seus concorrentes.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *