Últimas

Benchmark mostra que Microsoft Edge no Windows 10 Mobile é tão rápido quanto Chrome e Firefox

Da Redação do site Tudocelular.com.br

No Windows Mobile 10 não temos uma vasta opções de escolha de navegadores e motores de renderização, o que significa que os disponíveis precisam ser o melhor possível. Com o lançamento do navegador Microsoft Edge, as coisas se tornam um pouco mais competitivas e a companhia se esforça para roubar da concorrência o trono do navegador mais rápido.

O blog de tecnologia Rewritable decidiu realizar um teste com o navegador Microsoft Edge no Lumia 640 executando Windows 10 contra o Motorola Moto G 4G com o Firefox e o Chrome. Como ambos dispositivos têm o processador Snapdragon 400, GPU Adreno 305 e uma tela de 720p, o site considerou que isso seria o suficiente para equiparar os aparelhos, com uma boa medida do software em uma disputa justa.

Outros testes semelhantes já foram realizados, mas como os navegadores sempre são atualizados, vale a pena conferir como está o desempenho de cada um.

Claro que devemos ter em mente, e o Rewritable sabe disso, de que todo o grupo de software entre o hardware e o navegador é diferente (sistema operacional, drivers, arquitetura de gráficos…), sendo que o Moto G roda em Android 5.1 e o Lumia no Windows 10. Mas o site também argumenta que o usuário final não se importa muito com as especificações do aparelho, e sempre exige que o navegador seja rápido.

Para os testes, foram utilizados o Google Octane e o Jet Stream. Os testes foram executados em 3 vezes, com dispositivos conectados e temporizadores de bloqueio de tela desativados. Aqui estão os resultados:

  • Octane:
    • Edge (Windows 10): 2522
    • Firefox 42 (Android 5.1): 2384
    • Chrome 46 (Android 5.1): 2284
  • Jet Stream:
    • Firefox 42 (Android 5.1): 15.545
    • Chrome 46 (Android 5.1): 15.115
    • Edge (Windows 10): 14.919

Em ambos testes, a disputa é bem acirrada e a diferença entre os navegadores se mostrou pequena. No Octane, que é da Google, o Edge lidera com uma diferença maior em relação ao Firefox do que a diferença entre o navegador da Mozilla e o Chrome, que ficou em terceiro lugar.

Já no Jet Stream, o Firefox ficou em primeiro lugar e o Edge caiu para terceiro, mas a distância entre os três é ainda menor.

Com base nestes números, a conclusão do Rewritable é de que o navegador Edge do Windows Mobile 10 pode fornecer desempenho de navegação semelhante ao do Android, em um hardware que é muito semelhante em termos de tecnologia e preço. A Google é considerada a líder quando se trata de tecnologias web e navegadores, mas os números mostram que a Microsoft e a Mozilla são na verdade muito competitivas e, afinal, pode não haver muita diferença em termos práticos no desempenho.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *