Últimas

Caminhada dos Terreiros abre Mês da Consciência Negra nesta quarta

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) lança a programação oficial do Mês da Consciência Negra. Uma agenda de atividades foi planejada para contemplar todo o estado até o dia 30 de novembro. As atividades terão início já nesta quarta-feira com a 9ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, que começa às 14h.

A programação ainda conta com palestras, seminários, caminhadas e apresentações culturais que referendam a população negra em Pernambuco. Entre os destaque, o lançamento dos Anais da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, uma audiência pública com a Comissão da Verdade, um seminário sobre o extermínio da juventude negra, as caminhadas da Capoeira e Educação e o lançamento do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece no Palácio do Campo das Princesas.

O Mês da Consciência Negra relembra os 320 anos de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015). O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra pela da lei nº 12.519/2011. Durante a cerimônia oficial de lançamento, haverá a apresentação religiosa de matriz africana do Ilê Axé Egbé Awo – Comunidade do Segredo.

Pernambuco

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 5.119.290 da população pernambucana é composta por negros e negras. O objetivo da realização é trabalhar a integração de gênero e a transversalidade da população negra em Pernambuco. Secretarias do estado e municípios também são parceiras.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *