Últimas

Campanha de combate ao câncer de pele sábado no HC

Neste sábado, profissionais da área de Dermatologia do Hospital das Clínicas, entre médicos, professores e residentes, estarão realizando consultas médicas, mutirão de exames de pele, orientações sobre cuidados com exposição solar, além de distribuição de materiais educativos sobre a identificação precoce do câncer de pele. As pessoas que receberem diagnóstico positivo da doença serão encaminhadas para tratamento.

A atividade faz parte da programação do Dia Nacional do Combate ao Câncer de Pele, uma mobilização promovida pelo Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Este ano, um total de 121 unidades de saúde participam das atividades, sendo o HC considerado um importante centro de referência parceiro da campanha.

O câncer da pele é o tipo de câncer mais prevalente no Brasil. Ele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele, existindo em diferentes tipos, que dependem do tipo de célula afetada na pele. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais raro e letal é o melanoma (tipo mais agressivo da doença).

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol. Fazem parte do grupo de risco pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer de pele na família ou quadro anterior da doença. Dos cerca de mil pacientes atendidos por mês no ambulatório de Dermatologia do HC, 40 estão dentro dos novos diagnósticos de câncer de pele.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *