Últimas

Campanha mundial faz alerta para sintomas silenciosos de tumores neuroendócrinos

Celebra-se nesta terça-feira o Dia Mundial de conscientização sobre o Net Câncer, um grupo raro de cânceres que se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino, os chamados tumores neuroendócrinos. 

Os tumores deste tipo são de crescimento lento e silencioso, muitas vezes assintomáticos, e aparecem em células com capacidade de produzir hormônios. O excesso de produção deste determinado hormônio pode indicar a presença da doença. Os órgãos mais afetados são o pulmão, o sistema gastrointestinal e o pâncreas.

Uma campanha global está mobilizando diversos países para alertar sobre os sintomas da doença, que são facilmente confundidos com outras morbidades. As ações têm como mote uma zebra, que faz alusão à expressão “deu zebra” e instiga as pessoas a prestarem atenção nos sintomas e se conscientizarem que podem estar sujeitas a esse tipo de câncer – por mais raro que possa ser.

A incidência da doença, apesar da causa desconhecida, é estimada pela International Neuroendocrine Cancer Alliance (INCA) em cinco casos novos anuais no mundo para cada 100 mil pessoas. Não se confirma a existência de um grupo específico de risco, além de que a confusão que é feita com outras doenças pode tardar o diagnóstico e prejudicar o início o tratamento. 

Os sintomas associados aos tumores neuroendócrinos incluem diarreia, dor abdominal, tosse, obstrução intestinal, diabetes, úlcera e rubor. Assim que diagnosticado, o tratamento da doença inclui cirurgia, quimioterapia, além de medicação injetável e oral para estacionar o crescimento do tumor.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *