Últimas

Começa hoje a Festa do Morro

O Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, começa hoje a receber os fiéis da 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como Festa do Morro. A programação terá início às 17h no Sítio da Trindade, com a Procissão da Bandeira. A caminhada em direção ao morro seguirá pela Estrada do Arraial e pelas ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a santa missa campal, presidida pelo pároco do morro, padre José Roberto França.

Logo após, o cantor Antônio Cardoso e a Banda Anjos de Resgate sobem ao palco e abrem o ciclo de shows religiosos que este ano irão ocorrer ao longo da festa, sempre após as missas do Novenário, às 20h30. Dois fatos marcam as festividades deste ano: a restauração da imagem da Santa do Morro, que foi reinaugurada no último domingo (22), e a elevação da paróquia à categoria de Santuário Arquidiocesano, com assinatura do decreto previsto para ocorrer no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Também este ano, duas Instituições serão homenageadas: o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), localizado no morro e que auxilia no desenvolvimento da pessoa com deficiência, e a congregação religiosa Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, que junto à Paróquia do Morro promove atividades espirituais, vocacionais e sociais na comunidade.

A celebração solene com os homenageados da festa irá ocorrer amanhã, no primeiro dia do novenário, às 19h. A missa será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto. No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, a partir da 0h, serão celebradas missas a cada duas horas até as 10h da manhã. A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na ocasião, será lido o decreto que oficializa a elevação da Paróquia ao título de Santuário Arquidiocesano.

Esquema especial para a festa

ara atender ao público que comparecerá à festa de Nossa Senhora da Conceição, o Consórcio Grande Recife reforçou 11 linhas de ônibus que atendem as proximidades do morro, na Zona Norte da cidade. A ação acontecerá no sábado e domingo.
Ao todo, serão 117 veículos, quer realizarão 1.080 viagens. Durante a semana, o reforço será apenas na linha 612 – Morro da Conceição, com 11 viagens a mais por dia. Devido à festividade, o terminal da linha 612 será remanejado para a Rua Pedro Allain.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *