Comparativo: Galaxy Note 5 vs Xperia Z3+

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A Sony trouxe três modelos muito semelhantes da linha Xperia Z em quase que um ano, em 2015. Um dos aparelhos mais potentes desta linha é o Xperia Z3+, que chegou com problemas de cabeça quente, mas que mostrou ter poder de fogo (tudum tsiiii) de sobra para dar trabalho para seus concorrentes. Um deles é o Galaxy Note 5, mais recente e que tem um processador tão potente quanto, mas que tem a cabeça mais fria. Será que vale arriscar os problemas do Z3+ e economizar dinheiro, ou investir mais e levar um Note 5 para casa?

Design

Neste ponto pouca coisa muda por aqui, já que os dois modelos contam com metal nas bordas e vidro na parte traseira. O que fica evidente é que o vidro da Samsung recebeu um tratamento mais bacana e reflete muito menos, além de escorregar menos nas mãos e contar com bordas curvadas, o que favorece a pegada e o conforto. O Xperia Z3+ é o único dos dois que apresenta resistência para mergulhos em água doce, um visual mais reto e conservador, junto com a possibilidade de expandir a memória interna com um microSD. Olhando para material de construção, acabamento e pegada, o Note 5 é o vencedor.

Hardware

Enquanto a Sony escolheu um chipset da Qualcomm, a Sony foi com seu próprio processador e conseguiu um resultado mais promissor em nossos testes. O Note 5 vem com um processador Exynos 7420, que roda oito núcleos, sendo que quatro deles trabalham em 1.5 GHz e outros quatro em 2.1 GHz, acompanhado de 4 GB de memória RAM e uma GPU Mali-T760MP8. Já a Sony colocou um processador Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810 que também roda oito núcleos, sendo quatro em 1.5 GHz e outros quatro em 2 GHz, 3 GB de memória RAM e GPU Adreno 430. Tudo parece muito semelhante, mas o desempenho geral ficou mais veloz no Note 5, que abriu o Facebook, Twitter e Instagram com mais velocidade (maior diferença ficou no Twitter, com o Instagram sendo o mais próximo dos dois). O Real Racing 3, que é um dos jogos mais pesados disponíveis para Android, também abriu primeiro e carregou a pista mais rápido no Note 5, mas a jogatina foi basicamente a mesma quando a fluidez está em jogo e a taxa de quadros por segundo também.

Câmera

Não se engane se eu te falar que estamos com dois dos melhores smartphones quando o assunto é câmera. A Samsung faz um trabalho espetacular com o sensor de imagens e a Sony também, sendo que o Note 5 trabalha com 16 megapixels e o Xperia Z3+ vai de 20.7 megapixels. O resultado final é quase que igual para ambos os lados em fotos com boas condições de luz, mas em fotos noturnas o Galaxy Note 5 consegue reproduzir de forma melhor os detalhes, cores e brilho, além de tirar a foto com muito mais velocidade e rapidez.

Conclusão

Se você olhar pelo lado de design, desempenho e câmera, o Note 5 é vencedor deste comparativo, mas se colocar o custo-benefício como quesito, o Z3+ tem chances grandes de levar a taça. O Note 5 vem com a S Pen e sua grande capacidade de auxiliar a produtividade do usuário, junto de leitor de impressões digitais e de batimentos cardíacos. Enquanto isso, a Sony ataca com um modelo que pode mergulhar em um metro de profundidade e em água doce, por 30 minutos, que pode expandir a memória interna e que pode ser o controle de um PS4. Tudo isso com um custo que é, em média, R$ 600 mais barato do que o Note 5. Porém, vale lembrar que o Xperia Z3+ é esquentadinho demais e que tem sérios problemas com o aquecimento, que fecha apps e derruba o desempenho geral (já que o processador faz de tudo para esfriar, até baixar a velocidade dos núcleos). Com isso em mente, o custo extra do Note 5 vale e temos ele como vencedor.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *