Últimas

Comparativo: Xperia Z5 vs G4

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Xperia Z5 foi lançado recentemente, como smartphone mais parrudo que a Sony fez – que na real é mais uma correção de erros que apareceram no Z3+, do que uma evolução do modelo anterior. Do lado da LG, o aparelho mais musculoso e poderoso que você pode encontrar no Brasil (ao menos no final de 2015) é o G4, que chegou faz um tempinho e já teve seu preço cortado por algumas vezes. Será que vale o investimento extra no aparelho da Sony, ou a economia ao levar o G4 é mais interessante? É o que vou tentar te explicar agora.

Design

Neste ponto muita coisa é diferente entre ambos os modelos, sendo que as duas principais mudanças estão no material de construção e na certificação IP68 do Xperia Z5, que o G4 não tem. O corpo do aparelho da Sony é todo feito em metal, com vidro na parte frontal e traseira e linhas bem retas. O G4, por sua vez, chega com tudo feito em plástico e um corpo curvado tanto na horizontal como na vertical, o que acaba entregando um visual bem menos robusto, mas que aposta mais forte no conforto do celular pousado nas mãos. Outra mudança de design está no alto-falante, que é estéreo no Z5 e mono em seu concorrente, além de ter ambos os falantes para frente, o que ajuda bastante no envolvimento sonoro para jogos, músicas e qualquer coisa que fizer barulho e que sai do smartphone. Vencedor por aqui? Depende do que você quer: se quer conforto, é o G4 e se quer uma cara mais robusta, a possibilidade de mergulhar em água doce e não perder o smartphone, vá de Z5.

Hardware

Aqui as mudanças já são menores e focam apenas em um chipset diferente. Você trabalha com um Qualcomm MSM8992 Snapdragon 808 rodando no G4, com seis núcleos sendo que quatro deles rodam em 1.44 GHz e outros dois em 1.82 GHz, acompanhados de 3 GB de memória RAM e GPU Adreno 418. Já o Xperia Z5 vai de Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810, rodando oito núcleos, sendo quatro deles em 1.5 GHz e outros quatro em 2 GHz, acompanhados dos mesmos 3 GB de memória RAM, só que com uma GPU mais poderosa, que é a Adreno 430. Ao abrir apps do cotidiano, ambos os aparelhos conseguem basicamente o mesmo tempo de abertura, mas o Z5 foi mais veloz apenas no Twitter e exibiu o conteúdo do microblog primeiro – Facebook e Instagram abriram ao mesmo tempo nos dois lados. Em jogos, testei o título Real Racing 3, que é bem pesado e que carregou primeiro no G4. A jogatina foi a mesma dos dois lados, com uma taxa de quadros por segundo bem alta e que ficou acima dos 30 quadros por segundo até mesmo quando estavam muitos carros na tela – ah, o G4 também carregou primeiro a pista. Vencedor por aqui? G4, que abriu primeiro um dos apps e o jogo, mesmo com um “hardware inferior”.

Câmera

Se você olhar apenas para a resolução das câmeras, dá o prêmio instantaneamente para o Z5 e seus 23 megapixels, contra os 16 megapixels do G4. Porém, ao olhar as fotos (é só clicar no review de cada um, lá em cima, que tem muita foto dos dois modelos), o resultado é bem próximo quando estamos em ambientes bem iluminados ou com baixa luminosidade, mas o G4 conseguiu uma reprodução de cores e detalhes mais fiel, além de ser bem mais veloz na hora de registrar a imagem (o laser na traseira ajuda bastante no foco) e trabalhar no contraste dinâmico (HDR). Por fim, a interface de câmera é mais amigável no G4, que até exibe mais controles para quem quer muito da fotografia em controles manuais. Vencedor aqui é o G4.

Conclusão

Mesmo com um hardware inferior, o desempenho em ambos foi espetacular, com um trunfo do G4 durante a abertura de jogos e do Twitter, que exibiu conteúdo primeiro nele. No design ambos são bem bonitos, mas a escolha fica entre a sua necessidade de um aparelho confortável nas mãos ou de um mais robusto. Por fim, os dois contam com uma autonomia bacana de bateria, garantia de algumas atualizações do Android e interfaces com bons recursos, como o Quick Remote no G4 e o modo de gravação de tela no Z5 (você pode ver todos os destaques de cada uma das interfaces, clicando no review de cada um dos aparelhos, lá no primeiro parágrafo). Tudo muito próximo, né? O preço pode ser e é o divisor de águas, já que G4 pode ser encontrado por um preço quase que R$ 2 mil a menos do que o Z5 – é, dá pra comprar um G4 e mais um smartphone, com o preço do Z5. O único recurso matador do aparelho da Sony é que ele pode mergulhar por 30 minutos em um metro de profundidade, de água doce, mas ainda assim não justifica o preço tão superior.

Vencedor: G4.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *