Últimas

Curso de administração exige várias habilidades

Procura pelo curso de administração tem aumentado devido ao campo de atuação.Foto: Simony Rodrigues/Divulgação
Procura pelo curso de administração tem aumentado devido ao campo de atuação.Foto: Simony Rodrigues/Divulgação

Gerenciar, liderar, negociar, planejar, fornecer, controlar, estocar e empreender. O campo de atuação para o profissional de administração é vasto, mas, além de ter uma capacidade multitarefas, o perfil do administrador requer uma boa dose de entusiasmo e facilidade para se relacionar bem com equipes. Durante a formação, o bacharel precisa ter conhecimentos básicos nas áreas de direito, sociologia, contabilidade, informática, estatística e matemática.

O estudante Manuel Lira, 22, que está cursando o oitavo período na Faculdade Damas, explica que escolheu a graduação justamente por abranger diversas competências. “O curso permite que o profissional entre rápido no mercado de trabalho. E a forma como a grade curricular é oferecida aqui na faculdade faz com que a gente tenha uma noção sobre como trazer efetivamente resultados para uma empresa”, disse.

De acordo com o coordenador do curso de administração da faculdade, Luiz Márcio Assunção, o mercado de trabalho nesse segmento é diferenciado porque atinge todos os tipos de empresas. “Atualmente, a área mais aquecida é a de recursos humanos, com a parte de treinamento, seleção e gestão de pessoas. Em seguida vem o marketing, que vai exigir do profissional conhecimento para cuidar da imagem do negócio, ampliar e promover a fidelização de clientes. Outra área que está em ascensão é a parte de logística. Mas o diferencial do bom administrador é, de fato, a capacidade de liderança”, detalhou.

Luiz Márcio também esclarece que para conseguir destaque, além de se especializar e manter-se atualizado, o administrador deve ter uma boa capacidade de articulação, ser organizado e planejar estratégias que vão gerar resultados a longo prazo. “Eu penso que nós, como professores, devemos formar profissionais que pensem, que liderem, que organizem. Precisamos abrir a mente dos estudantes para que eles sejam proativos e não se tornem profissionais apenas mecânicos, que executem tarefas. A ideia é que eles pensem e criem novas possibilidades”, ressaltou.

O curso de administração tem duração de quatro anos, ou seja, oito períodos e o estágio também é obrigatório na formação do bacharel. Na Faculdade Damas, o estudante tem a oportunidade de ter o conhecimento teórico e a aplicabilidade na prática do papel do administrador. É importante que o profissional troque experiências e participe de congressos, seminários e palestras com outros especialistas das áreas.

Empreendedorismo dentro da sala de aula
Uma das novas tendências para o mercado de administração é o empreendedorismo. Atualmente, as instituições de ensino estimulam os estudantes a abrir o próprio negócio e a conseguir um espaço de destaque no quesito profissional. Mas, para alcançar um resultado de sucesso, é necessário pesquisar, estudar e oferecer serviços diferenciados. Além de estabelecer uma boa relação com os clientes, fornecedores e ter, antes de tudo, espírito de gestão e liderança.

Foi pensando dessa forma que o estudante de administração Milton Magalhães, decidiu investir no ramo de pet shop. “Antes de abrir a loja física, eu tinha uma loja virtual. Passei um ano estudando esse segmento. No início, a ideia era atingir um mercado considerado fraco no Nordeste”, explicou.

Ainda no sexto período do curso, Milton já coloca em prática o que ele aprende nas aulas da faculdade. “Fazer o curso de administração me ajudou a ver novas possibilidades até diante da crise. Hoje com a loja física, aprendi a enxergar o comportamento do consumidor e, a partir disso, fazer um planejamento para fidelizar os clientes”, disse.

Segundo o professor de administração da Faculdade Damas Gustavo Maia, que coordena o Programa de Novos Negócios (PNN) – atividade onde os estudantes têm a possibilidade de visitar empresas e desenvolver trabalhos práticos – é importante despertar o espírito empreendedor no alunado. “Acredito que quando você consegue jogar uma base teórica, validando os conhecimentos para essas pessoas que pretendem investir em um negócio, elas já entram na própria empresa com conhecimento e uma visão diferenciada, passando a utilizar técnicas de gestão para dar mais sustentabilidade ao negócio”, falou.

Administração

O que faz

A principal atividade do administrador é planejar estratégias para uma empresa e saber gerenciar projetos, relacionamentos, orçamentos e compras. A função desse profissional é traçar metas para que a empresa se torne um negócio lucrativo e de credibilidade.

O mercado
Mercado aquecido devido à vasta área de atuação

Duração média do curso

O curso tem duração média de quatro anos

Áreas de atuação

Administração de empresas, recursos humanos, auditoria, comércio exterior, controladoria, empreendedorismo, gestão ambiental, de qualidade, logística e marketing.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *