De morador do Arruda para a elite, Renatinho acompanha Tiago Cardoso e realiza sonho

Hesiodo Goes/Esp. DP/D.A Press

Ao lado de Tiago Cardoso (D), Renatinho ajudou a tirar o Santa Cruz da Série D do Brasileiro para a elite

Saiba mais

Parecia querer o destino que Renatinho fosse titular no decisivo jogo contra o Mogi Mirim, em Itu. Por causa da suspensão de Lelê, ele foi. Não poderia mesmo ter ficado de fora do momento mais emblemático da ressurreição do Tricolor no futebol nacional. Mais do que ninguém, o prata da casa viveu o Santa Cruz nos seus momentos mais tenebrosos. Integrante do time profissional desde 2011, é o mais antigo do grupo junto de Tiago Cardoso, mas conhece a dura realidade do clube há ainda mais tempo. A confirmação do regresso da equipe à Série A fez com que o meia realizasse um sonho que nutria ainda quando era da base e morava no estádio do Arruda.

Natural de Serra Talhada, no Sertão de Pernambucano, Renatinho chegou no Santa Cruz, ainda em 2009, para treinar nas categorias inferiores. Até 2012, ano em que ele se consolidou na equipe principal, viveu nos alojamentos do estádio que hospedam os jogadores dos juniores. Com o José do Rêgo Maciel literalmente, como casa sentia diariamente na pele a dor de um clube que parecia estar no leito da morte.

Na época, Renatinho sonhava sozinho. Imaginava-se sendo promovido ao time profissional. Ia ainda mais longe nos pensamentos. Imaginava-se como ídolo da torcida. E era ainda mais utopista. Imaginava-se levando o Santa Cruz da quarta para a primeira divisão. Tudo isso parecia muito distante. Façanhas improváveiss de serem materializadas. O tempo disse que não.

“Está passando um grande filme na minha cabeça agora de tudo que eu vivi aqui dentro desde 2009. Lembro que eu chegava no clube e via aquele abandono todo. A torcida sofria muito nos jogos. Não tínhamos nada. Era dificuldade em cima de dificuldade. Desde lá, eu sempre quis ajudar o clube a voltar à primeira divisão e crescer profissionalmente junto.”

Com as missões devidamente cumpridas, Renatinho é o único jogador do plantel tricolor a ter participado de todos os acessos e ter conquistado todos os título desde o começo da caminhada rumo à Série A (Tiago Cardoso não jogou na campanha do último estadual porque estava machucado). Para os outros atletas, é o “presidente”, como é carinhosamente chamado. Pode agora sonhar agora com projetos ainda maiores. Os seus anos de clube mostraram que nada é impossível. 

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

Em 2010, Renatinho subiu para a categoria profissional do Santa Cruz e começou a trilhar caminho vitorioso

 
Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *