Desenvolvedor consegue instalar Windows RT em seu Nokia Lumia 520

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Windows 10 Mobile ainda será lançado oficialmente, se desconsiderarmos que o sistema já chegou nos aparelhos da linha 950, e promete dar grandes passos no caminho rumo a unificação das plataformas desktop e mobile. Enquanto esse sonho ainda não se torna uma realidade os desenvolvedores independentes continuam trabalhando em projetos curiosos, tais como levar o Windows 8 RT para o smartphone Nokia Lumia 520.

Vimos há poucos dias a chegada da ferramenta Windows Phone Internals, garantindo a possibilidade de desbloqueio do bootloader e a utilização de ROMs personalizadas em dispositivos móveis com o sistema móvel de Redmond. E foi se aproveitando dessa nova facilidade que o desenvolver Wack0Distractor, do fórum XDA, conseguiu um feito curioso, instalar o Windows 8 (RT 6.3.9600 WinPE) em um Nokia Lumia 520, demonstrando que as ROMs personalizadas nos dispositivos Lumia já são uma realidade que só precisa amadurecer.

Tratando-se de um experimento, apesar de conseguir realizar a instalação do Windows RT no Lumia, não foi possível contar com todos os recursos funcionando devidamente. Devido à falta de drivers a tela deixou de responder aos comandos táteis. E para os que estão curiosos quanto ao WinPE (Windows Preinstallation Environment), se trata de um sistema operacional Win32 mínimo com serviços limitados, desenvolvido sobre o kernel do Windows. Ele é usado para preparar um computador para a instalação do Windows, copiar imagens de disco de um servidor de arquivos e de rede para iniciar a instalação do Windows.

O Windows PE não foi projetado para ser o sistema operacional principal do equipamento, mas para uso como um ambiente independente de pré-instalação e como um componente integral de instalação e recuperação de outras tecnologias. Os interessados em conhecer mais sobre a modificação realizada no Lumia 520 podem fazê-lo no tópico dedicado no fórum XDA com um clique aqui.

O Nokia Lumia 520 está disponível na Pontofrio por R$ 418. Para ver as outras 11 ofertas clique aqui.

(atualizado em 30 de novembro de 2015, às 15:56)

<!–

Se curtiu, compartilhe!

setTimeout(“loadSocialButtons()”, 300);
–>
Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *