Últimas

Diario de Pernambuco: o grande jornal dos pernambucanos

Ao longo de toda a sua história, o Diario de Pernambuco já passou por oito endereços no Centro do Recife e teve sete administrações diferentes antes de passar, em outubro de 2015, para o controle acionário do grupo R2, dos irmãos pernambucanos Alexandre e Maurício Rands, atuais presidente e vice-presidente institucional do jornal.
“Temos a missão de fazer com que todos os setores da sociedade pernambucana encontrem no Diario o seu meio de expressão. Nossa missão é divulgar a boa informação, respeitando o pluralismo e contraditório. Defenderemos a cultura e o desenvolvimento do estado.  Temos compromisso com a força do Diario. Quem tem história, tem muito futuro”,  afirmou Maurício Rands, em evento alusivo ao aniversário do jornal na Câmara dos Vereadores do Recife.
A defesa dos ideais pernambucanos é uma característica do jornal desde o início. O fundador do Diario de Pernambuco, Antonino José de Miranda Falcão, não foi pioneiro apenas em publicar a primeira folha diária do Recife e o primeiro jornal impresso com fim específico de servir ao comércio. Em 1826, apenas no seu segundo ano de existência, o jornal tornava-se o primeiro veículo do Nordeste a focalizar as vantagens da liberdade da imprensa. Por essa iniciativa, Miranda Falcão seria processado  (e depois absolvido) no ano seguinte.
As comemorações dos 190 anos do Diario serão marcadas por solenidade no dia 17 de novembro. Na edição deste dia virá encartada uma revista especial com mais de 100 páginas trazendo a história do jornal e os fatos mais importantes dos séculos 19, 20 e 21. Ao longo das próximas semanas, as editorias trarão histórias de personagens que apareceram no jornal e o hotsite será alimentado continuamente com novas informações, ensaios fotográficos e depoimentos. 

‘)


Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *