Ericsson prevê 150 milhões de usuários 5G no mundo em 2021, a maioria no oriente

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A Ericsson divulgou seu relatório semestral sobre a indústria móvel que, dessa vez, incluiu as previsões da empresa sobre a quantidade de assinantes 5G até o ano de 2021. De acordo com o relato, serão 150 milhões usuários.

A tecnologia para implementar a quinta geração da internet móvel já tem a participação de 500 líderes técnicos e a Fase 1 será concluída no segundo semestre de 2018. A Ericsson informou que também testará a tecnologia de telefonia móvel de quinta geração no Brasil em 2016, em parceria com o grupo Claro, da América Móvil.

Na América Latina, o tráfego de dados no final deste ano deve ultrapassar a marca de 1,2 GB mensalmente em média pra cada smartphone. Para o final de 2021, a previsão é de 6 GB, e a explicação para esse crescimento seria o aumento da quantidade de dispositivos inteligentes, que serão responsáveis por 90% do tráfego, de acordo com a Ericsson.

Um dos tipos de conteúdos que se destaca na quantidade de transferência de dados móveis são os vídeos. Atualmente, o consumo desse tipo de mídia pelos usuários latino-americanos em smartphones subiu 130% desde 2012.

Quanto ao uso de smartphones, eles representarão 370 milhões de acessos até o final de 2015 e 640 milhões em 2021 na América Latina. Em termos globais, os aparelhos poderão chegar a 4 bilhões em 2016 enquanto o ano deverá ser o marco em que a adoção de smartphones ultrapassará os feature phones no mundo.

No que concerne à implementação da rede 5G no Brasil, apesar de todo o otimismo que os números demonstram e os testes prestes a iniciarem, o diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe diz que ainda há desafios e dificuldades no setor de telecomunicações, e que há muitas melhorias antes de adotar essa tecnologia a partir de 2020, ano que deve ser lançada comercialmente. Ainda assim, há o crescimento do interesse das operadoras de telefonia móvel, o que deverá criar novas possibilidades, melhorias e aprimoramento da rede dados.

A previsão da Ericsson para 150 milhões de usuários 5G em 2021 aponta que haverá uma maioria concentrada no Japão, na Coreia do Sul e na China.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *