Últimas

Evo Morales recebe título de doutor 'honoris causa' de universidade francesa

O presidente boliviano, Evo Morales, de 56 anos, que na segunda-feira deve se reunir com o colega francês, François Hollande, recebeu neste sábado o título de doutor ‘honoris causa’ de uma universidade francesa.

Morales recebeu a distinção, com seus correspondentes diploma e medalha, da Université de Pau et des Pays de l’Adour (UPPA), no sudoeste da França, pelas mãos do reitor da instituição, Mohamed Amara.

“É uma homenagem a todos os movimentos sociais que buscam liberar os povos”, declarou o líder boliviano durante a solenidade, muito aplaudido pelos convidados – entre os quais figuram personalidades da região, como o ex-ministro e prefeito de Pau, François Bayrou, e o eurodeputado ambientalista e altermundialista José Bové.

O presidente boliviano lembrou sua trajetória e seus combates sindicais como dirigente do poderoso sindicato de produtores de plantas de coca (“cocaleros”), pelo qual foi acusado “de ser traficante de drogas”.

No poder desde 2006, um recorde de longevidade entre os chefes de estado em exercício atualmente na América Latina, Morales decidiu convocar, em 21 de fevereiro de 2016, um referendo sobre sua possível candidatura para um quarto mandato.

O terceiro período à frente do governo boliviano deste crítico feroz da economia neoliberal e da política externa norte-americana termina no início de 2020.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *