Últimas

Evolução ou retrocesso? Vídeo compara Windows Mobile 6.5 com Windows 10 Mobile

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Quando a Microsoft anunciou que a versão do Windows 10 para dispositivos móveis seria chamada de Windows 10 Mobile, muitas pessoas comentaram sobre o fato desta linha já ter existido há alguns anos, sendo lançada pela companhia muito antes do Windows Phone sequer ser cogitado. Como grande parte da população começou a escutar sobre o conceito de smartphone apenas após a chegada do iOS, muitos sequer se lembram dos aparelhos com o antigo Windows Mobile, que viu na numeração 6.5.3 a sua última versão estável ainda em 2 de fevereiro de 2010.

Agora, um curioso vídeo comparando a versão 6.5 do sistema com o atual Windows 10 Mobile foi publicado no YouTube, permitindo que tenhamos uma boa ideia do caminho percorrido pela Microsoft na busca da “plataforma ideal” para levar o poder dos computadores de mesa para a palma da mão de usuários em todo o mundo. Além de comparar a interface de ambos os sistemas, temos também a possibilidade de ver como determinados aplicativos nativos evoluíram com o passar dos anos, incluindo desde o gerenciador de arquivos até apps como calendário e calculadora.

Vale lembrar que estamos falando de épocas totalmente diferentes, o que influencia diretamente na política visual utilizada pela empresa no sistema operacional. Enquanto o antigo Windows Mobile 6.5 apostava em levar quase que exatamente a mesma interface do computador para o smartphone, o Windows 10 Mobile busca otimizar o máximo possível a experiência de uso por meio de uma tela sensível ao toque, além de atualmente estarmos passando por uma geração muito mais minimalista e direta do que tínhamos há mais de cinco anos.

Algo interessante de notarmos é que algumas funções do antigo sistema até hoje estão ausentes na plataforma da Microsoft, como o gerenciador de tarefas que permite visualizar de forma completa todos os processos executados no dispositivo, algo que vem sendo pedido desde o primeiro Windows Phone e aparentemente demorará mais algum tempo para chegar, tornando necessário o uso de apps como o WinTools que nem sequer provém uma experiência tão completa.

[embedded content]

Se formos analisar de uma forma geral, o Windows para smartphones evoluiu bastante, contando com diversas funções úteis como o suporte a sensores biométricos, a Cortana e o Continuum. Porém, é estranho vermos que a Microsoft aposta neste ramo há tanto tempo e ainda hoje sua plataforma conta com ausências tão simples de serem sanadas, principalmente considerando que versões anteriores possuíam tais ferramentas. Isto, contudo, nos dá uma ideia do que ainda pode chegar ao Windows 10 Mobile em atualizações futuras, restando aguardarmos para vermos o que a companhia prepara para seus usuários.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *