Últimas

Fechado, Cemitério de Casa Amarela só voltará a receber enterros dia 15 de novembro

Dona Berenice vai precisar visitar dois cemitérios neste Dia de Finados, Casa Amarela e Santo Amaro (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Dona Berenice vai precisar visitar dois cemitérios neste Dia de Finados, Casa Amarela e Santo Amaro

A tradição de reverenciar os parentes mortos no Dia de Finados este ano será diferente para a dona de casa Berenice Barbosa dos Santos, 58 anos. Moradora de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, ela não conseguiu enterrar a mãe no cemitério do bairro, onde estão sepultados seu pai, irmão e tio. O local está fechado desde o início de outubro por falta de vagas e só reabre no dia 15 de novembro.

A mãe de Berenice, Maria Barbosa dos Santos, 80, faleceu no último dia 20 e foi levada para o Cemitério de Santo Amaro. À dona de casa, resta agora esperar dois anos para unir os restos mortais da mãe aos dos demais parentes e visitar os dois cemitérios nesta segunda-feira (2).

“Queria deixá-los juntos, mas não foi possível”, lamentou Berenice, que semana passada visitou o jazigo da família em Casa Amarela com o objetivo de preparar o local para o Dia de Finados. “Todo ano a gente vem. Sabemos que não estão mais aqui conosco, mas queremos organizar o lugar, deixar bonito, encher de flores e velas para acompanhar nossas orações”, explicou a dona de casa.

O Recife tem cinco cemitérios públicos. Todos são administrados pela prefeitura por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). São eles: Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea.

De acordo com a Emlurb, o Cemitério de Casa Amarela é o mais antigo da capital e também o menor. Com uma área de 11,6 mil metros quadrados, possui uma capacidade reduzida na oferta de vagas para sepultamentos. “Os espaços públicos destinados aos sepultamentos são rotativos e a liberação para um novo uso só é feita após a abertura da cova, realizada dois anos e um dia após o enterro”, afirmou a empresa, por meio de nota.

A Emlurb também informou que os cinco espaços estão prontos para receber o público no Dia de Finados e a expectativa é de que cerca de 62 mil pessoas circulem pelos cemitérios durante o feriadão. A preparação conta com um incremento nos serviços de manutenção. Para o feriado, a empresa montou esquema especial de limpeza, que começa às 6h deste domingo e deve terminar às 22h desta segunda. Ao todo, 255 homens trabalharão nos cemitérios e também nas ruas do entorno, de onde a Emlurb espera recolher cerca de 60 toneladas de lixo.

José Carlos França é pedreiro de Santo Amaro há anos. Ele diz que em 2015 poucas pessoas procuraram seu trabalho de manutenção dos jazigos para o Dia de Finados (Rafael Martins/ Esp. DP/ D. A. Press)
José Carlos França é pedreiro de Santo Amaro há anos. Ele diz que em 2015 poucas pessoas procuraram seu trabalho de manutenção dos jazigos para o Dia de Finados

Crise – Um mês antes do Dia de Finados as famílias geralmente começam a fazer a manutenção nos jazigos para que no feriado possam homenagear seus parentes mortos. No entanto, quem faz os serviços diz que a tradição sofreu o reflexo da crise econômica em 2015. O pedreiro José Carlos França, 52, trabalha há 31 anos no Cemitério de Santo Amaro. Ele relatou que começou a ser procurado somente há uma semana. “Este ano foi em cima da hora. A turma está sem dinheiro”, comentou.

Outro pedreiro, trabalhando no espaço há três anos, Fernando Carmelito dos Santos, 37, contou: “por dia, eu pegava cinco serviços que me rendiam aproximadamente R$ 200. Este ano, só estou conseguindo dois. Caiu para R$ 80 por dia”.

Programação religiosa do dia 2/10:

Santo Amaro
Missas: 7h | 9h | 10h30 | 14h | 15h30
Orquestra de Cordas: 9h30

Parque das Flores
Missas: 7h | 9h | 10h30 | 14h | 16h

Várzea
Missas: 7h | 10h | 16h
Culto evangélico: 15h

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *