Últimas

Google Maps agora oferece navegação offline no Brasil

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Google Maps pode ser um dos aplicativos de navegação e rotas mais bacanas que há para Android, mas temos que concordar que sua limitação na navegação offline o deixa atrás dos seus grandes rivais. Claro, Google já permite que você salve sua rota para visualizar posteriormente quando não estiver com conexão disponível. Mas caso aconteça um imprevisto e você tenha que traçar uma nova rota ou realizar alguma pesquisa por um determinado estabelecimento, acabará ficando frustrado. No entanto, a partir de hoje (10) a empresa acaba de mudar isso.

A empresa está liberando uma nova atualização para os brasileiros, a versão 9.17. Neste momento ainda não está disponível na Play Store, mas estará em breve. A grande novidade da atualização traz as “Áreas Offline” que mantém o recurso de antes, permitindo que você salve o mapa da região que pretende navegar para ser usada quando não estiver conectado. Mas o que muda? Agora você pode fazer buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.

No entanto, a novidade permite salvar apenas uma área de 50 km² com rotas para veículos. O acompanhamento em tempo real, informações da chegada dos próximos ônibus e também rotas para trajetos via ciclovia ou transportes públicos não estão disponíveis. Essa novidade foi anunciada na Google I/O deste ano, mas a empresa não chegou a informar uma data de quando seria disponibilizada. A boa notícia é que o Brasil é um dos primeiros a ganhar o recurso, pois Google acredita que a cobertura precária de conexão móvel atrapalha o uso do Google Maps – ainda mais pelo fato que o Brasil está no top 5 dos países que mais usam o serviço.

As informações são mantidas em cartões para consulta offline. Assim, você poderá ver os nomes de restaurantes, aeroportos, hospitais, e muito mais. Os cartões também salvam números de telefone para caso você precise obter informações adicionais sobre a localização de um determinado estabelecimento. Mas há um porém: estas informações são mantidas por apenas 30 dias na memória cache do aplicativo. Google alega que essa medida foi tomada para evitar que os usuários mantenham mapas desatualizados salvos em seus smartphones.

Se você já recebeu a atualização v9.17 do Google Maps em seu celular, basta realizar a pesquisa pelo local favorito, suba o cartão que irá surgir no canto inferior da tela para selecionar a opção download e selecione a parte do mapa que deseja salvar. É bom lembrar que cada mapa pode ocupar até 1 GB de espaço dependendo da área selecionada e quantidade de informações encontradas. Geralmente mapas urbanos de grandes capitais como São Paulo tende a consumir mais espaço que de outras regiões com menos estabelecimentos e rotas alternativas.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *