Últimas

Governo do Estado e Ufal abrem Festival de Penedo

Evento segue até o próximo sábado (7) com vasta programação

 

Texto e fotos: Teresa Machado
A histórica cidade de Penedo respira e inspira cultura por todos os lados. Na terça-feira (3), o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult/AL), e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início ao 5º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. O evento segue até sábado (7), com exibição de filmes e uma vasta programação cultural.

Nesta edição, o Festival traz diversas películas de universidades brasileiras e de nomes do cinema nacional, apresentações musicais, um bate-papo cinematográfico no Encontro de Cinema Alagoano, Cinema Infantil, Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e a Mostra Competitiva, considerada uma das principais atrações.

 

 

“O Festival de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual. Nesta 5ª edição, o Festival recebe um apoio 10 vezes maior do Governo de Alagoas , através da Secretaria de Estado da Cultura, para a realização deste evento que promove a cultura de Alagoas”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

A Mostra Competitiva exibirá 24 filmes em curta-metragem selecionados no primeiro semestre deste ano, dentre 55 inscritos.  As produções concorrerão a três prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. O vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda, com arte inspirada pela embarcação que navegava pelo Rio São Francisco.

A abertura oficial contou com a conferência “A expansão do mercado audiovisual brasileiro: FSA, a Lei 12.485 e agentes  estatais de mercado”, realizada pelo professor de Sociologia da Ufal Elder Maia.

Durante o evento, a secretária destacou o apoio do governo para a volta do Festival Brasileiro de Cinema  ao município de Penedo. “A capital do baixo São Francisco, em meados dos anos 80, era palco de importantes festivais de cinema e música, reunindo grandes nomes e amantes da arte de todo o país. Com o engajamento de todos, consolidaremos Alagoas como rota no calendário cultural nacional”, completou a titular da pasta.

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o coordenador-geral do Festival, Sérgio Onofre, ressaltaram o trabalho conjunto dos parceiros envolvidos no projeto. “O Festival vem ganhando uma dimensão muito positiva, agregando parceiros importantes para o desenvolvimento do evento”, disse Lyra.

 

O Festival  recebe o apoio da Prefeitura de Penedo, Algás, Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Também são parceiros do evento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Alagoas (ABD&C/AL), Way Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A programação completa do evento está disponível no portal http://evento.ufal.br/cinema/

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *