Há 10 anos, o Google tentou criar seu próprio Uber

O Uber é um aplicativo de transporte sob demanda que começou suas atividades em 2009, e hoje já é um dos mais populares entre usuários de smartphones. Acontece que a ideia, que inspirou outros serviços, como o Lyft, já tinha sido colocada em prática pelo Google cerca de 10 anos atrás.

Em 31 de maio de 2005, a empresa anunciou o Google Ride Finder. Através do sistema de localização do Maps, o serviço mostraria ao usuários quais táxis, limousines ou veículos de transporte privados poderiam ser encontrados em sua região.

Qualquer empresa de transporte privado, ou mesmo motoristas autônomos, poderiam se cadastrar no serviço para serem exibidos no mapa do Google Ride Finder. Como em 2005 o número de usuários de smartphones era extremamente menor do que hoje – o primeiro iPhone, por exemplo, é de 2007 – o projeto teve problemas para emplacar.

Poucas cidades aderiram ao programa, assim como motoristas. O resultado foi que o Ride Finder acabou cancelado em 2009, sem muito alarde pelo Google ou pela mídia. Anos mais tarde, o próprio Google se tornaria um dos principais investidores da startup Uber.

Via Google Official Blog

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *