Últimas

Internet 4G chegando a 1 Gbps? Ericsson mostra que é possível

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O desenvolvimento da quinta geração da internet móvel já está em avanço por um bom tempo. As promessas são de que veremos as primeiras conexões disponíveis só em 2020. Mas a Ericsson vem trabalhando com várias empresas para que a novidade fique pronta o quanto antes. Uma prova disso é que a empresa iniciará os testes no Brasil no próximo ano, mas antes de vermos o 5G realmente ‘bombar’, a rede 4G ainda dará conta do recado por um tempo.

Ericsson vem trabalhando com uma operadora australiana, Telstra, para mostrar que a tecnologia 4G consegue ir além e oferecer grande velocidade de transferência de dados. Usando o padrão LTE-A foi possível chegar a incríveis 1 Gbps usando espectro móvel em cinco blocos de frequências diferentes: 700 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz e duas porções de 20 MHz da banda 2600 MHz.

A notícia realmente é empolgante, mas mesmo que a tecnologia estivesse pronta hoje, você não poderia explorar todo este potencial no seu celular. Mesmo os recentes lançamentos com modem LTE-A de categoria 10 só conseguem atingir uma velocidade de transferência de dados de 500 Mbps – metade do que o experimento pode oferecer. Vimos recentemente que Samsung irá integrar um modem LTE Cat 12 no Galaxy S7, permitindo ir até 750 Mbps, mas ainda assim ficando abaixo dos 1 Gbps.

Mas como foi possível saber que é garantido chegar a tal velocidade? A operadora australiana testou a tecnologia com um dispositivo especial projetado para testes pesados de rede. Chamado de TM500, a novidade é fabricada por uma empresa chamada Cobham Wireless. Ou seja, nada de smartphone por enquanto. E estas velocidades só devem chegar à Austrália nos próximos anos. Até lá, será bem capaz que o 5G já comece a se expandir por alguns mercados.

Enquanto isso, TIM vem trabalhando com o uso de todas as frequências LTE habilitadas no Brasil – 2600 MHz, 1800 MHz e 700 MHz – para oferecer uma melhor experiência no uso de dados. A Claro é outra que conta com projeto em andamento ao agregar várias faixas de frequência para fornecer velocidades maiores. Espera-se um alcance de 200 Mbps. Pode parecer pouco para o que foi visto no teste da operadora australiana, mas isso está muito acima da média nacional que temos atualmente. No último relatório liberado pela Open Signal, os brasileiros contam com 4G a 16 Mbps.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *