Últimas

Invenção da Apple quer proteger componentes de iPhones e iPads vedando orifícios

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Os dispositivos móveis têm uma série de orifícios, como alto-falantes, microfones, portas de cartões SIM, entre outros, que podem ser um convite para partículas, água e outros elementos que prejudicam os componentes internos.

Um pedido de patente da Apple publicado nessa quinta-feira descreve detalhes de métodos para a implementação de um sistema que bloqueia automaticamente o acesso ao alto-falante, microfone e outras aberturas de portas dos aparelhos iPhone e iPad, protegendo os componentes sensíveis dentro.

A aplicação da Apple mostra um sistema de obturadores eletricamente controlados sobre as aberturas de componentes críticos como caixas de alto-falante e microfones. No comando de uma placa, estes mecanismos do obturador rapidamente podem bloquear vias acústicas para proteger de danos físicos, o que pode salvar centenas de dólares em custos de reparos.

A Invenção da Apple pode ser aplicada a quase qualquer abertura de um iPhone, seja do fone de ouvido ou do slot para cartão SIM lateral. O documento entra em detalhes sobre estruturas de risco maiores, como um fone de ouvido ou microfone, que, em projetos atuais, tem apenas uma malha fina entre essas aberturas e os elementos internos do aparelho.

Na prática, o obturador tem vários “membros” móveis ou “braços”, que são instalados para se alinhar com as aberturas da carcaça do dispositivo. A ideia é isolar a abertura quando um auto falante não estiver em uso, por exemplo, evitando assim a penetração de líquidos, poeira e outros corpos minúsculos.

Por exemplo, no caso do iPhone 6, para proteger o sistema de auto falantes que possui seis orifícios, o obturador possuirá um “braço” para selar cada uma das portas.

Juntamente com os membros do obturador, seja individualmente ou como um mecanismo integrado, estão os posicionadores móveis controlados por circuitos dedicados. Quando ativado pela central de controle lógico, o posicionador gira, desliza, ou posiciona o obturador ligado à porta correspondente.

Em alguns casos, o obturador é curvo para adequar-se às paredes do dispositivo que possui a mesma forma, um elemento de design aplicado nos dispositivos iOS mais recentes da Apple. Um anel de silicone também pode ser instalado nas bordas do obturador, ou pode ser o componente do obturador em si, para se obter uma vedação hermética.

Apple propõe módulos de detecção para reconhecer a presença de umidade, contaminantes no ar e outras condições ambientais que podem ser potencialmente prejudiciais ao aparelho. Assim, o sistema garante alternar entre aberto e fechado, ou vice-versa. Além disso, o obturador, que pode ser comparado com uma persiana, pode manter um estado totalmente fechado, e abrir apenas quando um evento como uma chamada de telefone ou sistema de alerta, exigir o acesso ao alto-falante.

Dependendo do caso, o usuário poderá acionar o obturador através de comando de voz ou de uma interface gráfica. E por fim, a invenção da Apple inclui um interruptor físico externo para atuar como um comando manual.

Claro que como se trata de uma patente recente, o mecanismo de obturador da Apple não deve se tornar um produto à venda tão cedo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *