Últimas

ITA tem maior disputa em 10 anos

Gustavo Medeiros , 16 anos, e Débora Ribeiro, 17 anos, buscam vaga no instituto. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A Press
Gustavo Medeiros , 16 anos, e Débora Ribeiro, 17 anos, buscam vaga no instituto. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A Press

Conhecido por ser um dos vestibulares de engenharia mais difíceis do Brasil, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, é para poucos. Mas a grande novidade este ano é a quantidade dos inscritos que superou as edições passadas, são 12.493 candidatos em todo o país para o vestibular de 2016. Desses, somente em Pernambuco, 545 estudantes estão inscritos.

Para o próximo ano, o instituto oferece 140 vagas, distribuídas nas engenharias: aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial. As provas acontecerão nos dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro, simultaneamente em 23 cidades do Brasil, inclusive Recife. O local das provas e o cartão de inscrição poderão ser impressos a partir do dia 19 de novembro, na página do concurso: www.vestibular.ita.br.

Em entrevista ao Diario, o chefe do setor do vestibular do ITA, professor Luiz Carlos Rossato, afirmou que nos últimos 10 anos, no mínimo 40% dos aprovados e classificados foram da Região Nordeste. Ele falou ainda sobre a diminuição de 30 vagas no vestibular de 2016, comparando ao de 2015. 

A estudante do Colégio Motivo Débora Ribeiro de Lira Lima, 17, sempre sonhou em projetar aviões.“Eu sei que quero o ITA desde a 8ª série.  Débora foi aprovada este ano na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e também no vestibular do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da UFPE.

Gustavo de Souza Medeiros, que cursa o 3º ano no Motivo,  foi aprovado em primeiro lugar na Academia da Força Aérea (AFA). Mas ele prefere o ITA.

O professor de matemática do Motivo Valdemar Santos destacou o volume de estudo dos candidatos. “É uma quantidade enorme de conteúdo que a gente vem trabalhando. Muito maior do que no ensino médio tradicional”. Os gabaritos do ITA serão liberados no dia 22 de dezembro, enquanto a relação de classificados no Exame de Escolaridade sai no dia 30 de dezembro. Já as notas finais estarão disponíveis entre os dias 3 de janeiro e 2 de março de 2016. Depois, os vestibulandos passarão, ainda, por Exame Médico, de caráter eliminatório, que representa a segunda fase. 

Outras informações podem ser acessadas no site: www.vestibular.ita.br, pelo telefone (12) 3947- 5813 ou e-mail vestita@ita.br.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *