Últimas

Itaipu poderá liberar água equivalente a 2 vezes a vazão das Cataratas do Iguaçu

O forte volume de chuvas que atinge a bacia do Rio Paraná neste início de novembro pode obrigar os operadores da hidrelétrica de Itaipu a liberarem passagem de água equivalente a mais de duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. A previsão, feita pela administração da usina, indica que, no próximo domingo, 8, o vertimento da hidrelétrica poderá atingir mais de 4 mil metros cúbicos de água por segundo (m3/s).

O vertedouro da usina é aberto quando há necessidade de escoar excedente de água não usado para a geração de energia elétrica, uma operação que está alinhada ao volume de água armazenada na região da hidrelétrica. No último domingo, os operadores da usina abriram o vertedouro pela quarta vez neste ano. Naquele momento, o reservatório da usina estava com o nível máximo de operação, que á a cota 220,30 metros acima do nível do mar.

A abertura do vertedouro é explicada pela chuva equivalente a 90 milímetros em dois dias e meio, somente neste início de mês. O volume representa 40% de todo o volume de chuva acumulado na região em novembro de 2014, segundo Itaipu. Diante de tamanho volume de chuva, a administração da usina já cogita a possibilidade de o vertedouro “permanecer por mais tempo aberto, durante o início do mês”.

Recorde

A hidrelétrica de Itaipu registrou em outubro três recordes de geração de energia, além de operação acima da capacidade nominal da usina, de 14.000 megawatts (MW). O recorde anterior, de 14.116 MW registrado em março passado, deu lugar à marca de 14.238 MW, registrada na tarde do dia 21 de outubro.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *