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Jovens não conseguem diferenciar propaganda online de notícias, diz estudo

Em um estudo da Ofcom, publicado no Reino Unido, pesquisadores observaram que dois terços dos jovens entre 12 e 15 anos não conseguiam diferenciar entre um anúncio e os resultados de uma pesquisa do Google. Entre as crianças entre 8 e 11 anos o resultado era ainda mais evidente, quatro em cinco não identificavam as ações.

James Thickett, diretor da Ofcom, considera que a internet ensina as crianças em diversos pontos e as faz descobrir diferentes pontos de vista, além de se conectarem com amigos e família, mas elas ainda precisam de ajuda para desenvolver um know-how do mundo online.

Boa parte dos jovens também respondeu na pesquisa que acreditam nos resultados de buscas e que se estão lá é porque devem ser verdadeiros. A pesquisa da Ofcom também mostrou que os jovens entre 12 e 15 anos preferem o YouTube à televisão convencional, sendo que mais da metade deles não sabia os vloggers podem ser pagos por marcas para anunciarem um produto.

Para as organizações que se preocupam com o conteúdo online, esses resultados não são boas notícias, uma vez que, há pouco tempo, grupos de vigilância do consumidor nos EUA entraram com queixas contra o app do YouTube para crianças por conta da publicidade.

Embora a pesquisa tenha abrangido apenas o Google e o YouTube, as redes sociais como Instagram e Twitter também tem sido criticadas por conta de suas recentes aplicações de propagandas.

Via The Verge.  

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

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