LG confirma G Pay para rivalizar com a Samsung, Apple e outras

Da Redação do site Tudocelular.com.br

LG confirmou, na quinta-feira desta semana, 19 de novembro, a existência e o desenvolvimento do projeto G Pay. A investida da companhia da Coreia do Sul no segmento de pagamentos realizados por meio de dispositivos portáteis foi reportada em meados do mês de outubro deste ano, sendo citado por fontes do país natal da mesma como o futuro concorrente do Samsung Pay, Apple Pay, Android Pay, PayPal e demais fortes nomes que já atual em nível internacional ou limitado. Desta vez, a empresa asiática subiu ao palco para anunciar oficialmente a parceria com os bancos de sua nação de origem, que resultará no ecossistema bancário requerido para fazer uma ferramenta dessa categoria operar normalmente.

Os rumores sobre o serviço de transferência financeira feito pela LG ganharam força ainda nesta semana, quando o site Korea Times, embasando-se em infiltrados nos planos da fabricante sul-coreana, disse que o G Pay seria apresentado formalmente já no próximo mês, dezembro. De fato, nota-se que a confirmação feita pela conterrânea da Samsung não é um anúncio oficial, mas prepara o terreno para que isto aconteça em breve, portanto leve a sério a probabilidade do sistema de interação bancária dar as caras publicamente no último mês deste ano de 2015. Caso isto realmente se torne algo real, a novidade deve estar disponível, primeiramente, na Coreia do Sul, expandindo-se lentamente se houver sucesso por lá.

Ainda não está claro como o mecanismo de comunicação com os bancos por meio de aparelhos celulares, ou até relógios inteligentes, será feito, porém é possível especular o resultado com base no padrão criado por quem já atual neste setor: o NFC (Near Field Communication). Android Pay e Apple Pay utilizam tal conectividade para se comunicarem com terminais que aceitem este tipo de tecnologia, pedindo ao usuário que seja validado pelo smartphone por meio de sua impressão digital ou um código pré-configurado. Desta forma, o celular, em adição ao suporte ao NFC, precisa, também, de um sensor biométrico para oferecer a comodidade necessária ao cliente, embora isto não seja expressamente uma necessidade.

Samsung é a única empresa que não necessita do NFC para permitir que seus utilizadores transfiram certas quantias e paguem suas compras com o celular, pois, ao adquirir a start-up LoopPay, ganhou a base para desenvolver um modelo capaz de aproveitar as tarjas magnéticas de qualquer máquina de cartão de crédito ou débito para efetuar a comunicação com os servidores bancários, tornando-se, em decorrência, o provável serviço mais aceito desta categoria, superando a Apple, Google e as demais concorrentes. Aguardaremos, portanto, para conhecer o que a LG promete junto ao G Pay, podendo ser algo completamente diferente e novo no mercado de telefonia móvel do momento.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *