Linha Nexus em risco? Google pretende fabricar seus próprios smartphones

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Recentemente vimos a notícia de que Google teria planos de padronizar o hardware para smartphones com sistema Android. Isso ajudaria a reduzir a fragmentação, já que ter as mesmas especificações em cada aparelho, facilitaria bastante o lançamento de novas versões do sistema da empresa. Claro, esse chega a ser um desejo utópico, já que não veremos muitas empresas interessadas nestas amarras, pois tal mudança acabaria com a liberdade sempre oferecida pela gigante das buscas.

De acordo com site The Information, Google tem planos ainda maiores. A empresa não está interessada apenas em um hardware específico, mas em desenvolver os seus próprios smartphones. Mas não já existe a linha Nexus? Atualmente, os membros desta linha são produzidos por empresas parcerias e a Google cuida apenas da parte do software, para garantir que o Android chegue de forma “pura” para os usuários, além de garantir atualizações de forma rápida.

Se a linha Nexus vem dando certo, por que Google estaria cogitando a ideia de criar seus próprios smartphones? Como o foco sempre foi oferecer produtos com preços mais baixos, os smartphones Nexus são projetos derivados de outros smartphones já existentes. O Nexus 6, por exemplo, nada mais é que um Moto X 2014 em grande escala. Já o Nexus 5 é uma versão levemente modificada do LG G2. Com uma linha totalmente nova, Google teria a liberdade de lançar o smartphone que busca, sem depender de nenhuma outra empresa.

Essa mudança era esperada quando Google adquiriu a Motorola anos atrás. Assim, poderíamos esperar smartphones exclusivos entre as duas. Mas para a surpresa de muitos, a companhia acabou sendo vendida para a Lenovo. No entanto, isso não impediu de vermos Google investindo em seu próprio hardware, como o tablet Pixel C com sistema Android. Diferente dos tablets Nexus, o Pixel C foi desenvolvido, produzido e lançado pela própria Google, sem a intervenção de nenhuma outra fabricante.

O que a Google ganharia com tanto esforço para ter seu próprio smartphone? Controle. De acordo com relatório da OpenSignal, atualmente existem mais de 25 mil smartphones diferentes com o sistema do robozinho produzidos por quase 1,3 mil fabricantes! Olhando para estes números podemos ver o universo monstruoso ao que o robozinho foi vagando e perdendo o seu rumo. Google quer frear e impedir antes que perca totalmente o controle sobre a sua criação. Será que ainda dá tempo para isso?

Ao ter controle sobre o hardware e o software, Google poderia provar a experiência que a Apple possui com seu iPhone. Assim, a gigante de Mountain View poderia entregar um sistema mais seguro, otimizado e com atualizações mais frequentes para todos os seus clientes. Não ficou claro se a linha Nexus continuaria existindo, mas esta nova aposta seria mais interessante para a empresa e também para os usuários.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *