Livros de pernambucanas são eleitos os melhores romances do ano

Micheliny Verunschk e Débora Ferraz faturaram prêmios como estreantes. Potiguar , Estevão Azevedo foi eleito o melhor livro do ano. Foto: Marcelo Nakano / Divulgação
Micheliny Verunschk e Débora Ferraz faturaram prêmios como estreantes. Potiguar , Estevão Azevedo foi eleito o melhor livro do ano. Foto: Marcelo Nakano / Divulgação

Duas pernambucanas saíram vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do gênero no país. Débora Ferraz foi escolhida melhor estreante com menos de 40 anos, pelo romance Enquanto Deus não está olhando (Record). Micheliny Verunschk acabou com o prêmio de melhor estreante com mais de 40 anos, com o romance Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida (Patuá). Cada uma delas saiu da cerimônia – na Biblioteca Pública Villa-Lobos, Zona Oeste da capital paulista – com R$ 100 mil.   

O romance de Débora já havia vencido o Prêmio Sesc de Literatura no ano passado, o que possibilitou que a obra fosse publicada pela Record. A pernambucana atualmente faz doutorado em escrita criativa no Rio Grande do Sul. Micheliny fez a estreia no romance agora, mas em 2004 ela já havia sido finalista do Prêmio Portugal Telecom com o livro de poesias Geografia íntima do deserto.

O prêmio de Melhor livro de 2014 no Prêmio São Paulo de Literatura foi para o romance Tempo de espalhar pedras (Cosac Naify), do potiguar Estevão Azevedo. O autor – que é editor na Globo Livros – recebeu R$ 200 mil. Ele desbancou nomes consagrados, como Chico Buarque (O irmão alemão), Silviano Santiago (Mil rosas roubadas) e Cristovão Tezza (O professor). Esta edição do prêmio teve 215 livros inscritos – 111 de autores veteranos e 104 de estreantes -, um crescimento de 40% no número de inscrições, segundo os organizadores.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *