Últimas

Lookout alerta que nova ameaça infectou mais de 20 mil aplicativos no Android

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Lookout é uma das várias empresas que desenvolvem ferramentas de segurança para o Android e acaba de soltar um relatório bem preocupante. A descoberta de um novo adware, integrante de um grupo de Shuanet, estaria afetando grande parte dos aplicativos do sistema do robozinho. Até este momento, mais de 20 mil apps já estão comprometidos. Assim, se você usar algum app infectado, ele irá conceder acesso root de forma automática para que possa realizar modificações em arquivos importantes do sistema. Assim, caso uma pessoa não autorizada acesse o seu smartphone, ela teria total controle sobre o sistema.

A Lookout alerta que a ameaça é encontrada em lojas de aplicativos não autorizadas pela Google. A ameaça se disfarça de apps famosos como o Facebook, Google, Twitter, Whattsapp, entre outros. Logo após você instalar algum destes apps falsos, os aplicativos maliciosos vão em busca de informações importantes, trabalhando ao lado do app original para não levantar nenhuma suspeita do usuário e nem de qualquer ferramenta de segurança que você esteja usando. A pior parte é que a empresa alega que não tem como remover a praga virtual, onde a única solução seria a troca do aparelho.

“Para os indivíduos, se infectado (…) pode significar uma ida à loja para a aquisição de um novo telefone”, escreveu um pesquisador da Lookout.

É bom lembrar que essa nova ameaça não está preocupada apenas em ter acesso aos seus dados, mas também gerar várias propagandas dentro de outros aplicativos e gerar um grande retorno financeiros para os seus idealizadores. Claro, nada impede que surja alguma modificação Shuanet que também está interessado em “sequestrar” o seu smartphone. Já que os apps teriam acesso root para controlar toda a parte do sistema.

O relatório liberado pela empresa mostra que o foco nos ataques identificados até agora está concentrado nos Estados Unidos e Alemanha. A empresa deu o mesmo conselho que já vimos várias vezes: não realizar downloads de apps fora da Play Store. Google conta com filtros rigorosos, nem sempre tão eficientes, mas que minam a maior quantidade de ameaças virtuais possíveis.

Quem tiver interesse em conferir todos os dados divulgados pela companhia, basta acessar a página da empresa.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *