Últimas

Microfone de Grafeno é capaz de captar sons com frequencias além dos limites da audição humana

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Grafeno é um material que tem se tornado uma promessa de inovação tecnológica. Trata-se de uma folha de cristal 2D, que pode ser considerada uma das mais finas, com alta resistência, leveza e uma quase transparência, além de ser um ótimo condutor de calor e eletricidade (leia nossa matéria a respeito do Grafeno para saber mais). Muito se investiu em pesquisas, mas pouco – ou nada – se viu de realmente concreto em aplicações nos produtos para o consumidor final.

Isso porque o grafeno ainda é caro de se produzir. Algumas pesquisas recentes descobriram métodos que podem baratear os custos de produção, mas este é um processo lento. A boa notícia é que enquanto isso os pesquisadores continuam explorando as possibilidades para o material, e agora foi divulgada a informação de que é possível produzir um microfone com capacidades muito além do que já estamos acostumados a ver.

A folha de carbono ultra forte e altamente condutora, é também extraordinariamente boa em detectar ondas sonoras de alta e baixa frequência, de acordo com nova pesquisa da Universidade de Belgrado, na Sérvia, onde os cientistas construíram o primeiro microfone baseado em grafeno do mundo. O protótipo é aproximadamente 32 vezes mais sensível do que microfones compostos por níquel em uma faixa de frequências audíveis. E no futuro, microfones de grafeno podem ser capazes de captar som além do alcance da audição humana.

O microfone de grafeno produzido pela equipe possui sensibilidade de 15 decibéis acima dos microfones comerciais, em frequências de até 11 kHz. Mas simulações do modelo indicam que um microfone muito mais sensível de grafeno é teoricamente possível. Uma membrana de vibração de grafeno poderia ser capaz de detectar frequências de até 1MHz — aproximadamente cinquenta vezes maior do que o limite da audição humana.

Marko Spasenovic, co-autor do artigo publicado esta semana, disse que “nesta fase há vários obstáculos para tornar o grafeno mais barato, então nosso microfone deve ser considerado mais uma prova de conceito”. Acrescentou que a indústria está “trabalhando duro para melhorar a produção de grafeno”, mas é esperançoso de que eventualmente os microfones de alta qualidade poderão ter custo inferior.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *