Últimas

Microsoft destaca Windows 10 para 'Internet das Coisas' e prevê 25 bilhões de dispositivos em 2020

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A Microsoft publicou um vídeo em seu canal do YouTube falando sobre algo que muitos vêem como o futuro da tecnologia global: a Internet das Coisas. Caso você não conheça muito sobre o assunto, saiba que se trata de um conceito bastante básico, onde o máximo de dispositivos possível estarão conectados entre si via internet, comunicando-se e realizando tarefas automaticamente para facilitar a vida do usuário.

Como não poderia deixar de ser, o vídeo da Microsoft dá ênfase em suas soluções voltadas para este setor, reforçando as características do Windows 10 e de seu serviço Azure. De acordo com a companhia, são milhares de parceiras trabalhando para evoluir a tecnologia necessária para fazer a Internet das Coisas funcionar, estando envolvidos bilhões de dispositivos e petabytes de dados no processo, o que são números realmente impressionantes se considerarmos que é um mercado ainda em desenvolvimento.

Dentre as principais funcionalidades destacadas pela casa de Redmond, temos serviços de metro e cruzeiro, além de elevadores, equipamentos médicos, caixas automáticos e até mesmo sistemas de entrega de correspondência, sendo estes apenas alguns dos milhões de setores que podem ser beneficiados com a tecnologia. Com o crescimento cada vez maior do investimento, havendo consórcios montados por verdadeiras gigantes da computação mundial, não é de se estranhar que a Microsoft tenha feito a previsão de 25 bilhões de dispositivos voltados para a Internet das Coisas em 2020.

Este prazo estipulado inclusive vai ao encontro do que uma pesquisa da International Data Corp informou em junho deste ano, onde a empresa especializada em pesquisa afirmou que o mercado da Internet das Coisas triplicaria em 2020, movimentando cerca de US$ 1,7 trilhões anualmente a partir daí e possuindo capacidade de aumentar ainda mais nos anos seguintes. Vale notar que atualmente este ramo movimenta cerca de US$ 655 bilhões anualmente, contando com a participação principalmente de fabricantes de geladeiras inteligentes e serviços de automação residencial.

[embedded content]

Se a “profecia” da Microsoft irá realmente se cumprir ou não, apenas o tempo irá dizer, porém a companhia tem investido bastante neste setor de uns tempos pra cá, criando até mesmo uma versão específica do Windows 10 capaz de rodar em “computadores” simples como RaspBerry Pi II e MinnowBoard Max. A edição do sistema inclusive teve sua build 10586 vazada recentemente para alguns dispositivos com foco na Internet das Coisas, demonstrando que um update pode ser liberado oficialmente em breve.

E você, acredita que este ramo irá realmente crescer da forma como a Microsoft espera? Acha que os serviços da companhia serão essenciais para o sucesso deste conceito? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *