Últimas

Microsoft é uma das maiores beneficiadas pelo Android faturando bilhões de dólares por ano

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Por ser uma das maiores e mais tradicionais empresas de tecnologia, a Microsoft possui uma infinidade de patentes registradas ao longo dos anos. Como nem sempre é necessário reinventar a roda, diversas outras empresas utilizam essas patentes e pagam royalties por esse direito.

Uma delas é a Samsung que utiliza sistemas e tecnologias patenteadas da Microsoft em seus smartphones Android. De acordo com uma publicação da Forbes, a Samsung sozinha pagou para a Microsoft mais de 1 bilhão de dólares em 2013. Isso significa cerca de US$ 3,41 por aparelho vendido. Não é grande surpresa, visto que cerca de 200 patentes da Microsoft são utilizadas no sistema operacional da Google.

O valor pago por cada fabricante varia, mas se utilizarmos a Samsung como referência e aplicarmos o valor em cima do total de smartphones rodando Android no mundo, que é cerca de 1.808 bilhão, o valor recebido pela Microsoft ultrapassa facilmente 6 bilhões de dólares. Isso hoje significa 23 bilhões de reais em conversão direta.

Esse valor pode ser muito mais alto já que estamos levando em consideração apenas aparelhos ativos atualmente e não a quantidade total de vendas. Porém, só se a Microsoft revelasse oficialmente os dados teríamos certeza do valor exato. No caso das fabricantes coreanas como a Samsung e LG, a Microsoft fechou recentemente um acordo para liberar o uso das patentes por um valor reduzido.

A cooperação entre empresas diferentes não é incomum, mas sim benéfico para ambos os lados. Isso nos faz questionar por que vemos tantos processos intermináveis que geram enormes despesas e não trazem o menor benefício ao consumidor. Só podemos sonhar com o que seria possível se as líderes em tecnologia se unissem.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *