Últimas

O que você esconde aí? 32% dos brasileiros guardam segredos no smartphone

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Parece que o cão está perdendo seu lugar para os smartphones, pelo menos é o que indica uma pesquisa global realizada pela Kaspersky Lab em conjunto com a B2B International. Os dados demonstram que a relação entre os brasileiros e seus dispositivos digitais em muitos casos supera a dos melhores amigos, seja os de quatro patas ou humanos.

Os segredos mais íntimos e que os usuários de smartphones não gostariam que ninguém mais soubesse são guardados por 32% deles em seus próprios dispositivos móveis. Uma arriscada confiança depositada em uma tecnologia que pode ser roubada ou invadida, com a potencial revelação pública de informações por pessoas mal-intencionadas. E o mesmo estudo revelou que 25% das pessoas que perderam ou tiveram seu dispositivo roubado tiveram suas informações pessoais ou secretas divulgadas.

Quando se filtra os dados da pesquisa considerando apenas os brasileiros, temos 89% admitindo que armazenam informações confidenciais e, às vezes, insubstituíveis, em seus smartphones, como senhas, mensagens, fotos, contatos e arquivos. Além disso, esses dispositivos são levados a todos os lugares, como no trabalho (68%), carro (46%), transporte público (45%), cama (68%) e até mesmo no banheiro (40%). Aqueles que utilizam redes Wi-Fi abertas ficam particularmente ainda mais vulneráveis a ataques, e poucas pessoas tomam medidas para reduzir esses riscos.

Apenas 30% dos brasileiros mudam seu comportamento online quando estão em redes Wi-Fi públicas desprotegidas, onde hackers podem interceptar dados e senhas facilmente. Outro dado é que apenas um quarto (25%) deles usam os recursos de segurança disponíveis no dispositivo, como o bloqueio remoto ou a função de localização.

“O vínculo de confiança entre o usuário e seu dispositivo pode fazê-lo esquecer da segurança. É difícil imaginar que algo que carregamos conosco em todos os lugares pudesse se tornar uma ameaça. Se o usuário não avaliar corretamente os riscos e não proteger seu dispositivo e dados adequadamente, ele pode perder informações confidenciais, dinheiro e até mesmo sua identidade. Normalmente usamos a webcam para observar o mundo e, de uma hora para a outra, ela pode ser usada para espionar o nosso mundo. A segurança não é um item opcional”, ressalta Victor Yablokov, chefe dos produtos para dispositivos móveis da Kaspersky Lab. Lembrando que recentemente tivemos informação sobre um malware que transforma centenas de câmeras de segurança em botnet para realizar ataques DoS.

A Kaspersky Lab aconselha que os usuários adotem senhas fortes para o dispositivo e contas online, além de uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Total Security multidispositivos, e tomar cuidado ao acessar sites e baixar aplicativos, especialmente em redes Wi-Fi públicas.

E então, você faz parte desse grande grupo de usuários que guarda segredos obscuros no próprio smartphone? Tem tomado as precauções para evitar eventuais vazamentos?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *