OnePlus explica porque seu cabo USB Tipo C não é compatível com aparelhos como Nexus

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A OnePlus respondeu às preocupações relacionadas ao cabo USB tipo C da empresa, afim de tranquilizar os clientes e informar que o acessório é perfeitamente seguro para uso com o OnePlus 2. No entanto não é recomendável usar o cabo com outro hardware. A empresa está trabalhando para resolver o problema com revisões futuras desses cabos, mas também há a possibilidade de solicitar um reembolso para os que compraram o cabo de tipo C separadamente com o objetivo de usar em outros aparelhos.

Há alguns dias, um engenheiro da Google fez um review sobre este cabo da OnePlus, alertando os usuários de que ele não era capaz de carregar a bateria ou transferir dados corretamente em aparelhos como os novos Nexus ou o Chromebook. De acordo com ele, o conector da OnePlus não é compatível com a especificação do USB Tipo C, e apesar de ser capaz de carregar a bateria incorretamente, pode danificar o dispositivo. As análises apontam que a companhia simplesmente adaptou um conector em formato de padrão Tipo C à extremidade de um cabo USB Micro regular.

Eu descobri que este adaptador não carrega corretamente o Chromebook Pixel e outros dispositivos de tipo C. Minha análise mostra que este cabo, embora irá carregar e fornecer dados através dos dispositivos, não segue corretamente a especificação USB tipo C para identificação de entrega de energia. O adaptador da Oneplus anuncia-se como compatível com 3A, mas isso não é apropriado, porque este é um adaptador de porta de host legado.

Porém, o co-fundador da OnePlus Carl Pie escreveu no fórum da companhia para tranquilizar os usuários dos seus dispositivos, e explicou que o motivo do problema foi a utilização de um resistor inferior ao exigido pela versão 1.1 do exigido pelo padrão.

Nosso cabo e adaptador usam um resistor de 10kΩ, mas de acordo com a versão 1.1 do padrão tipo C, estes produtos devem usar um resistor de 56kΩ. A questão é que o cabo e adaptador são projetados para um máximo de 2 amplificadores de potência, mas o resistor irá permitir dispositivos de carregamento rápido tentarem extrair mais potência do que uma fonte de energia pode permitir. Isto poderá resultar em danos à fonte de energia (carregador de terceiros, porta USB, etc.) se o dispositivo e a fonte de energia não tiverem um mecanismo interno de auto-regular a quantidade de energia que flui para ou a partir deles.

O comunicado afirma que a OnePlus já está trabalhando no suporte de resistor 56kΩ para seus futuros cabeamentos, e a empresa revelará quando esses acessórios estiverem disponíveis, mas deixa bem claro que para usuários do OnePlus 2 não há nenhum risco. Para os que desejarem um reembolso, poderão fazer isso através do site oficial.

O OnePlus 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *