Parceria entre Opera e 14 fabricantes levará economia de dados a 100 milhões de smartphones

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Você já deve conhecer o aplicativo Opera Max disponível para Android, que pretende diminuir o consumo de dados e controlar os gastos desnecessários do smartphone. Ele foi desenvolvido pela Opera Software e traz a tecnologia presente no navegador de mesmo nome para dentro dos dispositivos. O objetivo do programa é fazer com que você economize dinheiro, navegando mais e pagando menos. Isso porque ele utiliza uma série de ferramentas para diminuir o consumo de dados móveis no seu smartphone.

Inicialmente, a novidade permitia compactar vídeos, fotos e imagens em quase todos os aplicativos instalados no smartphone via redes móveis. A empresa também ampliou a tecnologia para que fosse possível ter esse benefício mesmo conectado em redes Wi-Fi. Isso permite realizar uma compressão de vídeos de 10Mb para apenas 3Mb em qualquer aplicativo no telefone, não apenas no navegador. Esta novidade foi exigida pelos usuários do serviço que estão conectados maior tempo em redes domésticas do que usando as redes móveis. Sem falar que vídeos do YouTube e também Netflix são beneficiados.

A solução da empresa vem agradando não apenas os usuários, mas também as fabricantes. Uma prova disso é que os recentes lançamentos da Xiaomi e Samsung em países emergentes estão vindo com o Opera Max nativo, ajudando os clientes destas companhias a economizarem com seus pacotes de dados. Algo especialmente essencial em regiões, como o Brasil, que tem a conexão cortada após extrapolar o limite de navegação diário, semanal ou mensal.

De acordo com a Opera, isso significa que, em 2017, mais de 100 milhões de aparelhos Android irão ter sido fornecidos com Opera Max a bordo. Em alguns mercados, como a Índia, Indonésia, Bangladesh, América Latina e África, onde a navegação móvel supera o número de acessos em computadores, o consumo de dados está crescendo mais rápido do que a infraestrutura necessária. Nestes mercados, a compressão de dados é uma ferramenta importante, permitindo a continuação do crescimento da penetração de smartphones sem uma melhora na qualidade de serviços sem fio.

“Muitos usuários estão receosos de utilizar dados móveis por medo de gastar muito ou superar a quota de dados antes do prazo estimado. Vemos OEMs responderem a este cenário em busca de reduzir a barreira para acesso à internet móvel, fornecendo uma solução de otimização de dados sobre sua tecnologia de compressão, sendo esta a chave para migrar o próximo bilhão de usuários de internet móvel para os smartphones, e soluções como o Opera Max ajudará diretamente os usuários a lidarem com a infraestrutura móvel e reduzir os gastos com pacotes de dados caros.” – comentou a empresa sobre o assunto.

Opera Max já conta com parceria com 14 grandes fabricantes do segmento de telefonia móvel: Acer, Cherry Mobile, Evercoss, Fly, Hisense, Mobiistar, Micromax, Oppo, Prestigio, Samsung, Symphony, Tecno, TWZ e Xiaomi. Ainda vemos outras gigantes de fora como LG, Sony e Motorola, mas não deverá demorar muito para que as demais também adotem esta excelente ferramenta de compressão de dados levando uma maior economia para muitos mais usuários pelo mundo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *