Últimas

Patente da Apple usa olhar do usuário para controlar notificações

Uma patente conferida à Apple ontem pela United States Patent and Trademark Office (Escirtório de patentes e marcas registradas dos EUA). descreve uma tecnologia que se baseia no olhar do usuário para enviar notificações.

A tecnologia patenteada se refere, principalmente, a métodos de atrasar o aparecimento de uma notificação enquanto o usuário do dispositivo (que pode ser um computador ou um smartphone) estiver com os olhos em outro lugar.

Funcionamento

O exemplo dado no documento se refere especificamente a sugestões de autocorreção. Quando o sistema detecta um erro de digitação, ele exibe uma notificação com sugestões de correção. No entanto, se o sistema detectar que o usuário ainda está olhando para o teclado, ele pode atrasar a exibição dessa notificação até que o usuário olhe para a tela (ou para a parte superior da tela, no caso de smartphones).

O dispositivo poderia, ainda, deixar para executar a correção apenas após ter percebido que o usuário viu a sugestão e olhou para a palavra certa. Uma câmera frontal configurada para detectar luz infravermelha absorvida poderia ser usada, por exemplo, para detectar a região para a qual o usuário está olhando.

A ideia da Apple não é permitir que o usuário controle o smartphone com os olhos, mas apenas de usar o olhar como uma forma de auxiliar a interação com interfaces cada vez mais complexas. Vale notar, no entanto, que não há garantias de que a Apple desenvolverá de fato essa tecnologia até transformá-la em um novo produto ou uma nova funcionalidade.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *