Últimas

Penedo: IMA utiliza educação ambiental como estratégia para sensibilizar a população

Cerca de 100 alunos atendidos, mais de mil mudas de árvores nativas plantadas ou distribuídas para a população e 25 quilos de lixo retirados durante trinta minutos de ação, em uma pequena faixa de praia. Esse foi o saldo das ações educativas realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante os dois dias do Governo Presente, sexta-feira e sábado (27 e 28), nos municípios de Penedo e Coruripe.

“Hoje eu percebi que a preservação da natureza é necessária pra nossa própria sobrevivência”, essa foi a afirmação de Caio Rodrigues, de 13 anos, aluno do oitavo ano da escola da rede pública municipal Cláudio Daniel Gama. Ele participou, com outros 29 estudantes, de jogos educativos e plantio de árvores, em Coruripe.

As ações educativas têm contribuído para a sensibilização de crianças, jovens e adultos em todo o estado. As atividades, como as que foram realizadas durante o Governo Presente, contribuem para a adoção de novas atitudes pela população. “É uma forma de educarmos e não apenas punirmos as infrações cometidas”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

A distribuição de mudas de espécies nativas e o plantio com a participação de estudantes geralmente deixam a população local animada. A ação tem sido adotada por gestores municipais, como estratégia local para envolvimento e participação de cada vez mais pessoas.

“Temos um trabalho onde plantamos árvores em todas as escolas do município e cada aluno adota uma árvore. Temos também o projeto horta, onde envolvemos todos os alunos na plantação de ervas medicinais e verduras”, afirmou Arthur Rocha, secretario de educação de Coruripe.

Durante o Governo Presente, os plantios foram realizados no condomínio Vale do São Francisco, em Penedo, e no Centro de Lazer Moacir Beltrão de Castro, em Coruripe. Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Educação de Coruripe também participaram das atividades.

 

Nossa Praia

No sábado (28) aconteceu o segundo final de semana do projeto Nossa Praia. Em Coruripe, na prainha conhecida como Barreirão, a equipe do IMA e cerca de 30 alunos da escola municipal de educação básica Cláudio Daniel Gama Amorim, conversou com freqüentadores do local e coletou resíduos deixados na areia: em 30 minutos foram retirados 25 quilos de lixo.

 

 

“Estamos conscientizando nossos alunos porque um meio ambiente saudável deve fazer parte do futuro deles, comentou Valdirene dos Santos, professora de matemática.

O Nossa Praia é um projeto do IMA para conscientizar os usuários, banhistas e comerciantes, a se responsabilizar pelo resíduo deixado nas praias do litoral alagoano. O projeto acontece até o final do verão e, no próximo final de semana, será realizado em Maceió, na praia de Jatiuca.

 

Por Agência Alagoas

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *