Últimas

Perguntas e respostas sobre o Continuum no Lumia 950 e 950 XL

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A equipe do site WMPowerUser já está com unidades do Microsoft Lumia 950 e Lumia 950 XL em mãos, e isto resultou na abertura de uma sessão de perguntas e respostas sobre a novíssima tecnologia da gigante de Redmond, Continuum, presente no sistema operacional Windows 10 Mobile, permitindo que haja a comunicação favorável entre smartphones, tablets e desktops, dando um sentido de continuidade entre eles, como seu próprio nome já sugere. Ainda assim, a novidade ainda é bem restrita, portanto quem já teve a oportunidade de testá-la pôde tomar algumas conclusões com base no período experimental, incluindo comentários técnicos, práticos e demais curiosidades acerca do assunto acompanhe abaixo.

Refrigeração líquida

@wmpoweruser Is wireless continuum better with bigger processors & liquid cooling vs the 950?

— unsterblich (@unsterblich) November 29, 2015

“O Continuum no modo wireless [trabalha] melhor com processadores potentes e resfriados liquidamente, em contraste com o Lumia 950?” A resposta para esta pergunta é sim, pelo menos teoricamente falando. Nas palavras da equipe do site especializado na Microsoft, testes verdadeiramente aprofundados foram realizados, utilizando tanto o Lumia 950 quanto o Lumia 950 XL, em conjunto a microfones, teclados e mouses, onde entre sete e oito aplicativos foram abertos, em um período de quatro horas, no máximo, e a versão phablet da novíssima geração de flagships da companhia dos EUA estava morno, enquanto seu ‘irmão menor’, considerado smartphone, estava quente. Apesar do desempenho ter sido significantemente similar entre eles, o refrigeração líquido é severamente importante no uso do Continuum sem fio, e não somente um artifício.

Apps simultâneos

@wmpoweruser Also, can you use two different apps at the same time? (one on the big screen and one on the phone)

— Alessandro Spisso (@ilGianfri) November 29, 2015

“Você pode usar dois aplicativos diferentes no mesmo instante? (uma na tela grande e outra no celular).” Sim. O Continuum permite que você navegue na internet usando um monitor externo, porém, ao mesmo tempo, também deixa que ligações sejam feitas ou recebidas por meio do smartphone, exemplificando. Interessantemente, é impossível usar a mesma aplicação nos dois, simultaneamente, então, caso o Microsoft Edge esteja sendo exibido pela tela do celular, não haverá como interagir com ele por meio de um visor externo. Perceba que, desta forma, a consistência de informações entre o Windows 10 Mobile e o Windows 10 ‘simulado’ é priorizada na execução do ambiente virtual.

Incompatibilidade com o Windows 10

@wmpoweruser what happens with non-Windows 10 apps? A game for example

— Matteo Contrini (@matteocontrini) November 29, 2015

“O que acontece com aplicativos não compatíveis com o Windows 10? Um jogo, por exemplo.” Não funcionam no monitor externo. Quando a tela inicial do Continuum é acessada, as aplicações que ainda não receberam o suporte para Windows 10 estarão acinzentadas, mostrando justamente que estas não podem ser acessadas por meio da plataforma de continuidade da Microsoft. Sabendo disto, ao clicar ou tocar sobre elas, o título em questão será aberto no smartphone, e apenas nele, portanto será impossível aproveitar um app no Continuum, caso o mesmo não tiver recebido a devida atenção por parte dos desenvolvedores, incluindo ferramentas, jogos e demais softwares.

Reabertura de apps

@wmpoweruser If you’re using an app on your phone and then launch it on the big screen, is it relaunched and closed on phone?

— Alessandro Spisso (@ilGianfri) November 29, 2015

“Se você está usando um aplicativo no celular e depois acessá-lo na tela maior, ele é reaberto [no monitor] e fechado no celular?” Em teoria, aplicativos universais deveriam fazer exatamente isto, porém a equipe do WMPowerUser experimentou a técnica com a aplicação universal da FitBit, obtendo o resultando decepcionante do app ser reaberto no smartphone, mas com a interface de usuário otimizada para telas menores. Ainda assim, diversos outros títulos estão recebendo o status de ‘universalidade’ para Windows 10, oferecendo mais opções quando o utilizador tenta abrir o mesmo aplicativo do display exterior. Até lá, essa função ainda parece apresentar baixa compatibilidade.

Microfones USB

@wmpoweruser can you plugin USB microphones in continuum?

— Wytse Vellinga (@WytseVellinga) November 29, 2015

“Você pode colocar um microfone USB usando o Continuum?” Infelizmente, testes com o dock Continuum e o periférico que capta os sons ambientes não foram realizados, porém, tendo como base o suporte a mouses, teclados e webcams, além dos drivers nativos embutidos no Windows 10 e Windows 10 Mobile, há boas chances de um acessório da categoria funcionar perfeitamente no sistema de continuidade feito pela Microsoft. Note que o único potencial problema seria a interferência do microfone do celular em outro adicional, então a equipe de engenheiros da empresa estadunidense deve ficar atenta quanto a isso. Testes futuros devem responder melhor a essa pergunta.

Flash no Edge Continuum

@wmpoweruser I want to know only one thing,does Microsoft Edge on continuum support flash?

— Phivos Herodotou (@X360freak) November 29, 2015

“Quero saber apenas uma coisa, o Microsoft Edge suporta o flash no Continuum?” Não. O navegador criado especialmente para substituir o Internet Explorer no novíssimo ambiente virtual da gigante de Redmond suporta o reprodutor flash da Adobe, porém, quando aberto na plataforma Continuum, seja via wireless ou dock, tal capacidade é notavelmente reduzida. Em decorrência disto, os usuários que quiserem assistir um vídeo ou animação que requer a presença do Flash Player, precisará recorrer a um laptop ou PC, pois os smartphones não são capazes de realizar a portabilidade da tecnologia via Continuum. É claro que isto pode mudar em atualizações futuras, mas não crie expectativas.

Com e sem fio

@wmpoweruser Can the work done using continuum using wires, be done wireless?

— SJT (@jsyed90) November 29, 2015

“O trabalho feito pelo Continuum via cabos pode ser feito de modo sem fio?” Sim. Quando a plataforma de continuidade da Microsoft é aberta no Lumia 950 ou Lumia 950 XL, haverá uma pergunta inicial para configurar o uso do ambiente de expansão, incluindo a opção de usar cabos para a interação do celular com os periféricos, ou a leitura dos mesmos por meio da tecnologia wireless. Deste modo, a configuração rápida e fácil da conectividade aparece logo de cara aos utilizadores do Windows 10 que se interessaram pela ferramenta Continuum, oferecendo grande flexibilidade aos clientes com uma unidade de algum dos integrantes da novíssima dupla de elite feita pela companhia liderada por Satya Nadella.

Sites pesados

@wmpoweruser how do script heavy sites hold up? like facebook?

— Chris White (@Synkrox) November 29, 2015

“Como sites com scripts pesados funcionam? Como o Facebook?” Sites pesados apresentam o funcionamento completamente normal, carregando tão rápido quanto qualquer outra página aberta na plataforma Continuum, incluindo, é claro, o Facebook. Desta forma, quem está usando o smartphone como um computador de bolso, não precisará ficar preocupado com as limitações do sistema, pois tudo parece estar sendo executado de maneira fluida e rápida. Usando o dispositivo móvel e a tecnologia wireless ou o dock físico desenvolvido pela Microsoft, parece que os desprevenidos nem saberão a diferença entre um verdadeiro PC e a versão executada pela ferramenta contínua da empresa.

Conclusão

Concluindo, a novidade de continuidade da Microsoft indica competência em quase todos os aspectos testados, e os celulares possuem tal poder para executá-la perfeitamente. Relembrando, o Lumia 950 conta com uma tela de 5,2 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels), 3 GB de RAM, chipset Qualcomm Snapdragon 808, processador de seis núcleos, Adreno 418 como placa gráfica, 32 GB de memória para o armazenamento interno, câmera principal PureView de 20 megapixels com estabilização ótica de imagem, câmera frontal de 5 megapixels, LED triplo para o flash posterior, bateria de 3000 mAh, suporte ao conector universal USB Type-C e Windows Mobile 10 como sistema operacional.

Já a versão maior, Lumia 950 XL, porta uma tela de 5,7 polegadas, também em resolução Quad HD, 3 GB de RAM, adicionando o chipset Qualcomm Snapdragon 810, que traz um processador de oito núcleos e a Adreno 430 para os gráficos, 32 GB de memória para o armazenamento interno, câmera principal PureView de 20 megapixels com estabilização ótica de imagem, câmera frontal de 5 megapixels, LED triplo para o flash posterior, bateria de 3.340 mAh, suporte ao conector universal USB Type-C e Windows Mobile 10 como sistema operacional. Embora a dupla já esteja sendo comercializada no exterior, ainda não deu as caras por aqui, infelizmente, mas ficaremos atentos para descobrir quando isto deve acontecer. Até lá, é possível apenas observá-los à distância.

  • O Microsoft Lumia 950 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Microsoft Lumia 950 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

<!–

Se curtiu, compartilhe!

setTimeout(“loadSocialButtons()”, 300);
–>
Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *