Últimas

Peru cria Parque Nacional em região amazônica para proteger meio ambiente

O governo peruano criará no domingo o Paque Nacional Serra do Divisor para proteger este gigantesco território amazônico, vulnerável ao narcotráfico, ao desmatamento e à mineração ilegal, informou neste sábado o ministro do Meio Ambiente por meio das redes sociais.

“O presidente Ollanta Humala viajará no domingo à Serra do Divisor para assinar o Decreto Supremo de criação do Parque Nacional”, anunciou o ministro do Meio Ambiente, Manuel Pulgar Vidal, em sua conta do Twitter.

O anúncio ocorre nas vésperas da transcendental Conferência sobre o Clima da ONU em Paris (COP21), que começa em 30 de novembro e na qual deve ser adotado um acordo global para lutar contra a mudança climática.

Serra do Divisor é uma área de mais de 1,4 milhão de hectares localizada nas regiões amazônicas de Loreto e Ucayali, onde moram comunidades nativas das etnias Matsés, Asháninka, Huambisa, Isconahua, Shipibo Conibo e povos indígenas em situação de isolamento voluntário.

O Parque Nacional possui um ecossistema representado por 3.000 variedades de espécies vegetais e animais, muitas delas únicas no mundo, segundo o órgão Serviço de Áreas Naturais Protegidas.
A legislação peruana protege as áreas convertidas em Parque Nacional de atividades ilícitas como plantações de coca para o narcotráfico, desmatamento e mineração ilegal.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *