Últimas

Piaçabuçu será a primeira cidade do Brasil a ser exibido o filme “5X Chico

Piaçabuçu será a primeira cidade do Brasil a ser exibido o documentário “5x Chico o velho e sua gente”. A apresentação acontecerá nesta sexta-feira (27), na Praça São Francisco de Borja, no centro da cidade.

“O Rio é o terceiro pai. O primeiro é o do céu. O segundo é o da terra”. Este é um dos depoimentos emocionantes de moradores de sete cidades ribeirinhas das margens do Rio São Francisco que assistirão, em primeira mão, o documentário.

As exibições gratuitas e contam com o patrocínio exclusivo da Lojas Americanas e Americanas.com além do apoio da Prefeitura. A sessão especial vai distribuir pipocas, apresentar os personagens presentes e, ao final, promoverá uma roda de conversa com o público, os “atores” e o diretor Eduardo Nunes.

O Filme

Durante 50 dias de viagem, cinco diretores de estilos cinematográficos diferentes acompanham o curso do Rio São Francisco, desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. Para cada um dos cinco Estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente e abordagens bem particulares demonstram as expressões culturais da região, como a fé, as lendas, a importância da pesca e a busca pela sobrevivência.

O Estado de Alagoas é cenário sob o olhar do cineasta Eduardo Nunes, que mostra o encontro do rio com o mar, e nos apresenta Seu Heleno, um homem grande no sentido amplo, um dedicado pai e marido que proveu a família a partir do que o Velho Chico pôde oferecer na comunidade de Piaçabuçu. Cheio de fé e alegria, o pescador não tem pudor de revelar afetividade e sintetiza muito do que se vê por todo o percurso do rio.

“5X CHICO – O VELHO E A SUA GENTE” é uma produção 3 Tabela Filmes, com coprodução Globo Filmes e Globonews, e distribuição da Arthouse BR. O documentário tem patrocínio da PETROBRAS, através do programa Petrobras Cultural; da ANCINE e da Lojas Americanas | Americanas.com.

SERVIÇO:
EXIBIÇÃO: EM PIAÇABUÇÚ: 27/11

Local: Praça Francisco de Borja

Horário: 19h30

Entrada franca

Por Assessoria

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *