Últimas

Polícia Federal deflagra "Operação Reprovados" contra fraudes em concursos

Polícia Federal deflagrou
Polícia Federal deflagrou “Operação Reprovados” para desbaratar esquema de fraudes em concursos públicos na Bahia. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Cinco pessoas estão sendo investigadas pela Polícia Federal por suspeita de fraude em concursos públicos na Bahia. Eles pretendiam ingressar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que abriram edital sob a organização da banca Funrio. A ação faz parte da Operação Reprovados, deflagrada pela Polícia Federal, ontem, após denúncias de candidatos ao Ministério Público Federal.

Leia mais sobre concursos no portal Admite-se

Para passar nas seleções, os suspeitos alteraram suas identificações acrescentando uma sílaba idêntica em seus prenomes para fazer as provas na mesma sala.

De acordo com a PF, foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão. Os envolvidos responderão pelos crimes de fraude em certames de interesse público, falsidade ideológica e constituição e participação em organização criminosa. Se somadas, as penas podem chegar a mais de 15 anos de prisão.

Presos
Em outubro, a PF deflagrou outra operação contra fraudes em seleções públicas. A Operação Afronta prendeu 14 pessoas em São Paulo, Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia. A descoberta da fraude ocorreu após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspeitar da semelhança do texto discursivo da prova de candidatos da cidade de Sorocaba, que disputaram vagas para os cargos de analista e técnico judiciários. Saiba mais sobre o caso aqui.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *