Prepare-se para Zarpar

 (Costa Cruzeiros/Divulgação)

Começa, em novembro, a nova temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. À programação de passeios dentro do país, em sua maior parte centrada naqueles que não têm muito tempo para viajar, juntam-se as opções no exterior. Conhecidas como minicruzeiros, as viagens entre três e cinco dias representarão 54% de todos os roteiros desta temporada – na anterior, elas somaram 47,28% do total dos itinerários.

Mesmo em tempos de crise e de disparada do dólar, a temporada 2015/2016, que vai de novembro deste ano a abril de 2016, promete ser mais movimentada que a anterior. “As viagens mais curtas são importantes para aqueles que têm poucos dias de férias ou para os que preferem roteiros mais acessíveis”, afirma Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil.

Segundo ele, os minicruzeiros são importantes para estimular novos cruzeiristas a conhecer uma viagem a bordo. Estudo encomendado pela Clia à Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 2015 deverá registrar crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior, com receita estimada em aproximadamente US$ 39,6 bilhões. Esse crescimento será impulsionado pelo aumento da quantidade de cruzeiros e maior capacidade dos navios.

Em 2014, 138,5 mil brasileiros realizaram cruzeiros fora do Brasil, gerando receita de R$ 256,4 milhões. É que esse tipo de viagem, já consolidada nas classes mais altas, vem sendo cada vez mais procurada por brasileiros da classe média, que optam por realizar um cruzeiro marítimo pela comodidade, a oportunidade de visitar vários destinos e, principalmente, a relação custo/benefício. Pelo menos 10 navios estarão no Brasil na nova temporada. As empresas estão oferecendo promoções, como câmbio congelado a partir de R$ 2,69 e descontos de até 50% para a América do Sul. Programe-se para essa aventura.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

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