Últimas

Programa Meu Imóvel Legal beneficia 700 famílias em Roda de Fogo

Creusa Florentino da Silva Cavalcanti e seu marido Jose Jorge Batista Cavalcanti foram os primeiros a receber a escritura. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Creusa Florentino da Silva Cavalcanti e seu marido Jose Jorge Batista Cavalcanti foram os primeiros a receber a escritura. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Famílias da comunidade de Roda de Fogo, localizada no bairro de Torrões, na Zona Oeste do Recife, participaram da entrega de 700 escrituras de propriedade, na noite desta quarta-feira. O evento fez parte do Programa Meu Imóvel Legal e contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara. A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, com show da banda marcial da instituição.

Cinco dos moradores mais antigos da comunidade receberam o documento diretamente das mãos do prefeito e do governador. A agente de saúde Creusa Florentino da Silva Cavalcanti, 53, foi a primeira a ganhar a escritura. “Antes, eu morava de aluguel. Só que os preços começaram a subir e acabou se tornando insustentável. Foi quando minha prima falou que estavam invadindo essa área”, lembra. Creusa divide a casa com o marido e três filhos. “Essa é uma conquista muito importante para a gente. Só consigo sentir alegria”, afirma.

A comunidade de Roda de Fogo completará 29 anos, em janeiro. “Quando chegamos aqui, só tinha uma igreja, um riacho e muita lama”, relembra a auxiliar de serviços gerais Alcione Andreza Lima dos Santos, 35. “Nós morávamos em casas de tábuas e usávamos a água do rio. A gente precisou lutar muito para ter as casas que temos hoje. É um alívio muito grande saber que meus filhos, netos e bisnetos poderão aproveitar de tudo o que construímos. É um presente de deus”, se emociona.

Durante o discurso, o prefeito relembrou obras do ex-governador Miguel Arraes. “Foi ele quem mandou aterrar todo esse terreno, para que a comunidade tivesse mais segurança. Ele também mandou trazer madeira do Paraná, para construir as casas. Essa vitória começou com ele”, explicou. Ele ainda falou do ex-governador Eduardo Campos, com quem visitou pela primeira vez Roda de Fogo. Já o governador Paulo Câmara enalteceu a luta dos moradores da comunidade. “O povo daqui já sofreu demais. Com esse documento, vocês ganham a garantia de que jamais serão retirados de suas casas”, exclamou.

O Programa Meu Imóvel Legal, desenvolvido pela Prefeitura do Recife, através da Perpart, tem como objetivo entregar escrituras definitivas a moradores de áreas carentes. O documento é uma forma de regularização fundiária jurídico dominial que garante a propriedade da área a famílias que residem no local. Desde o começo do ano, já foram entregues 760 escrituras e 7,5 mil unidades mobiliárias regularizadas. A meta da ação é completar 10 mil unidades beneficiadas até o fim de 2015.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *