Últimas

Provas do SSA da UPE tiveram abstenção de 8,93%

Heloísa Catunda, aluna do Colégio Motivo, quer estudar administração. Foto: Max Felipe/DP/D.A.Press
Heloísa Catunda, aluna do Colégio Motivo, quer estudar administração. Foto: Max Felipe/DP/D.A.Press

 
Os candidatos da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) chegaram cedo na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), na Madalena, na manhã deste domingo. Com duração de 4h30, as provas também foram aplicadas nos municípios de Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. Dos 11.553 inscritos no SSA, 1.032 faltaram neste domingo. Significa índice de abstenção de 8,93%. Hoje os estudantes vão responder 58 questões de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os gabaritos da prova desse domingo estão disponíveis na página http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Na Poli, muitos estudantes foram acompanhados de familiares e receberam mensagens de esperança, além de contar com a solidariedade de um grupo de 40 estudantes do 2º ano do curso de medicina da universidade, o ‘free hug’, abraço amigo. Já na entrada dos portões, o grito dos fiscais “não é permitida a entrada de alunos com celular” mostrava o rigor de quem burlar esta norma, a expulsão. Já na UPE de Nazaré da Mata, Zona da Mata, um candidato foi eliminado por porte de celular.

A aluna do 3º anos do Colégio Motivo Heloísa Catunda, 17, deseja uma vaga no curso de administração e quer montar uma empresa de cosméticos fora do país. Para alcançar esse objetivo, ela vem se dedicando aos estudos desde a primeira fase do SSA, no primeiro ano do ensino médio. Chegando na última etapa do seriado sua estratégia é  manter a calma e confiança. “Hoje estou bem familirializadas com as disciplinas desse primeiro dia, fico bem tranquila”, contou.

O professor de física do Colégio Motivo Carlos Japwwa alertou sobre a prova desta segunda-feira. “O seriado é muito concreto e trabalhoso. As questões são algébricas e envolve conceitos de eletromagnetismo, estatística, eletricidade, ondulatória e física moderna. A prova está bem ligada à área de engenharia”, disse. Ao fim da aplicação, o candidato só poderá sair da sala de prova após três horas do seu início, às 11h15. Ontem a aplicação contou com uma redação e 42 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, das quais uma será a correta, de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. A redação deve ser dissertativa-argumentativa com no mínimo três parágrafos, desenvolvida entre 20 e 30 linhas. Este ano o candidato terá acesso ao espelho da redação corrigida. As provas terminaram às 12h45.

A terceira fase do SSA corresponde ao triênio 2013/2015 e destina-se aos alunos do terceiro ano do ensino médio que realizaram pelo menos uma das duas etapas anteriores à seleção pública de candidatos para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação da UPE do ano letivo de 2016. O diretor do Motivo, Sérgio Ribeiro, deu uma dica para os feras. “Após fazer a prova do primeiro dia, o fera precisa focar nesta segunda. Caso for necessário nem veja o gabarito hoje. É importante ser pontual e ficar tranquilo”, comentou.

Abraço grátis na Poli
Dentre os 40 estudantes de medicina da UPE que motivaram os candidatos do SSA3 com um simples abraço estavam Hugo Coimbra, 20; Camila Cartaxo, 18; e Lorena Pina, 18. Eles são ex-alunos do Motivo e contaram a experiência como vestibulandos. “A gente vivenciou toda essa nostalgia, mas hoje superamos e estamos numa universidade pública e de qualidade. Nos primeiros dias da faculdade conhecemos a o ‘abraço amigo’ e até hoje estamos contribuindo com a solidariedade, levando mais amor às pessoas”, destacou o trio.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *