Qual foi a primeira compra feita pela internet?

Começa amanhã a Black Friday, tradicional evento que reúne 24 horas de ofertas de grandes lojas no mundo todo e tem a maior parte de suas transações realizadas pela internet. Hoje em dia, é comum que as pessoas comprem e vendam as coisas pela web, mas quando e como foi realizada a primeira compra pela rede? 

Pizza Hut

Reprodução

O restaurante Pizza Hut costuma afirmou, há alguns anos, que o primeiro item vendido na história da internet foi uma Pizza de Pepperoni, em 1994. Para comprovar a veracidade da história, o site de compras Shopify decidiu realizar uma volta ao passado e acabou encontrando uma história diferente. Confira:

Arpanet – 1969

Reprodução
Tecnicamente, a primeira venda feita pela rede não foi na internet, mas na Arpanet. Criada em 1969, a rede começou como uma ferramenta para ajudar as universidades dos Estados Unidos a compartilhar informações, ideias e recursos entre si. De acordo com a plataforma de compras, entre 1971 e 1972, estudantes de Stanford usaram a ferramenta para comprar maconha de estudantes do MIT.

A transação, no entanto, não é considerada oficialmente a primeira, por conta de sua ilegalidade. 

Video Tex – 1984

Reprodução

Em maio de 1984, uma britânica de 72 anos chamada Jane Snowball comprou margarina, ovos e flocos de milho usando uma ferramenta chamada Video Tex, um sistema que conectava a casa de alguém com outras pessoas, de um jeito bem parecido com a internet.  Apesar de legal, a compra também não pode ser considerada a primeira.

CD -1994

Reprodução

Em 11 de agosto de 1994, um amigo de Dan Kohn, uma das primeiras pessoas a usar a internet, comprou um CD do Sting pela internet. Kohn conta que na época as pessoas acreditavam que o comércio não vingaria na rede. “Eles diziam que era loucura. ‘Isso nunca vai funcionar'”, afirma.

Ele explica ainda que não havia uma maneira segura de realizar a transação, o que ajudava a aumentar os temores das pessoas.

Confira a história completa: 

[embedded content] Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *