Últimas

Reclame Aqui: Motorola e Vivo são as campeãs de queixas na prévia do Black Friday

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O site Reclame Aqui geralmente funciona como uma ponte entre o consumidor e as empresas, servindo muitas vezes como uma solução até mais eficiente que o PROCON. Lá, você pode deixar uma reclamação sobre um produto ou serviço e esta será repassada para a fabricante do produto ou empresa que fornece aquele determinado serviço. De acordo com o site, 15 milhões de pessoas acessam o portal mensalmente para pesquisar sobre uma empresa antes de adquirir um produto. Isso mostra que a reputação de cada uma encontrada no Reclame Aqui serve como parâmetro para definir uma futura compra.

Pensando na Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, o site Reclame Aqui montou uma lista com as empresas campeãs de reclamações que você deveria evitar para não ter dor de cabeça. As listas são divididas por categorias, que abrangem desde sites de varejistas até bancos, mas vamos listar apenas as que nos interessam: fabricantes de smartphones (que ficam na mesma categoria de eletrodomésticos e eletroeletrônicos) e operadoras de telefonia. Confira os dados apurados:

  • Motorola do Brasil (172 reclamações)
  • Samsung Electronics (167 reclamações)
  • Sony Mobile / Xperia (106 reclamações)
  • LG Electronics (62 reclamações)
  • CCE Informática e Eletro Eletrônico (57 reclamações)
  • Brastemp / Consul (56 reclamações)
  • Electrolux do Brasil (50 reclamações)
  • Philco (38 reclamações)
  • Mondial Eletrodoméstico (28 reclamações)
  • Nokia do Brasil (18 reclamações)

O número de reclamações corresponde ao dia em que o último levantamento foi realizado, sendo, neste caso, o dia 25 de novembro. Já na categoria telefonia móvel, que inclui lojas e prestadoras de serviço para celulares e smartphones, a composição coloca as principais operadoras brasileiras no topo.

  • Vivo (319 reclamações)
  • TIM (260 reclamações)
  • Oi (223 reclamações)
  • Claro (196 reclamações)
  • Nextel (81 reclamações)

Além dos rankings de reclamações, o Reclame Aqui também classifica as empresas com selos de qualidade. O site relaciona o índice de resposta que cada empresa oferece às reclamações, a avaliação dos consumidores e as soluções encontradas para os problemas dos clientes. Onde Samsung e a Nokia, por exemplo, são classificadas como empresas “Ruins” porque não oferecem soluções bem avaliadas pelos consumidores – muitos dos quais dizem que não recomendariam seus produtos. Já a Motorola, mesmo ficando no topo de reclamações no período avaliado, recebeu o selo “Bom”, enquanto a LG tem o selo “Ótimo”.

É bom lembrar que estes dados são atualizados constantemente. Então se você quiser conferir os resultados mais apurados, basta acompanhar o site do Reclame Aqui durante suas compras da Black Friday.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *