Resultados da Kantar demonstram queda do Android para crescimento de iOS e Windows Phone na China

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, estando presente em mais de um bilhão de dispositivos. Ainda assim, há quem diga que a plataforma comandada pela Google não tem se renovado com o passar dos anos, apresentando “mais do mesmo” desde a edição 4.0, quando toda uma nova estrutura de design foi apresentada pela companhia. Todos sabemos que isto não é exatamente verdade, já que o Material Design inserido na versão 5.0 Lollipop trouxe uma série de mudanças visuais para o sistema, modificando animações e outras características visuais para se enquadrar ao padrão minimalista visto em plataformas rivais como iOS e Windows Phone.

Aparentemente as mudanças apresentadas pela Google não foram suficientes para convencer usuários do maior mercado do mundo, pois resultados apresentados pela Kantar para o trimestre encerrado em 30 de setembro demonstram que o Android perdeu espaço na China para seus dois maiores concorrentes, indicando assim que algo deve ser revisto para que o sistema volte a crescer e não corra nenhum risco a médio ou longo prazo. Além do território chinês, o robozinho verde apresentou queda em países como Alemanha, Grã-Bretanha, França, Austrália e Japão, o que significa que a situação pode começar a se complicar em alguns anos caso nenhuma medida seja tomada.

Por outro lado, a Google conseguiu um bom avanço nos Estados Unidos, considerado como um dos mercados mais importantes do mundo junto a China, Índia e Brasil, já que conta com uma boa quantidade de consumidores dispostos a comprar dispositivos móveis mais de uma vez por ano. Além disso, mesmo com a queda apresentada em determinados locais a liderança continua inabalada, já que com o passar dos anos o Android foi capaz de construir uma boa “gordura” graças aos modelos de baixo custo que inundaram o mercado.

Vale lembrar que resultados anteriores da Kantar com a comparação entre o trimestre encerrado em agosto de 2015 e o mesmo período de 2014 também demonstraram uma queda do Android em diversos locais ao redor do mundo, o que significa que o sistema ainda não foi capaz de se recuperar, restando aguardarmos pelos próximos meses para vermos se a previsão será mais otimista ou se a queda continuará a acontecer, mesmo que de forma mínima em alguns países.

Devemos destacar ainda que vários dispositivos foram anunciados entre os meses de setembro e outubro, o que deve acarretar em algumas mudanças em determinados setores, principalmente se lembrarmos que várias fabricantes Android como Sony, HTC e Motorola continuam enfrentando períodos difíceis com quedas consecutivas nas vendas, restando a Samsung e outras asiáticas “segurarem a barra” enquanto o sistema não se estabiliza novamente.

E você, acredita que os lançamentos do iPhone 6s e Lumia 950 serão capazes de fazer iOS e Windows aumentarem ainda mais as suas fatias de mercado? Acha que a hegemonia apresentada pelo Android será finalmente abalada após tantos anos? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *