Últimas

Revelados primeiros detalhes do Helio X30, novo chipset deca-core da MediaTek

Da Redação do site Tudocelular.com.br

MediaTek chamou a atenção do mercado ao trazer o primeiro chipset com dez núcleos de processamento. O Helio X20 é formado por um cluster com dois núcleos Cortex-A72 trabalhando na velocidade máxima de 2,5 GHz, garantindo um grande desempenho para o smartphone ou tablet. Para equilibrar a balança do desempenho/consumo, nós temos um segundo processador contando com quatro núcleos Cortex-A53 rodando a 2 GHz. Por fim, para realizar tarefas mais básicas, temos um terceiro bloco com mais quatro núcleos Cortex-A53, mas desta vez trabalhando a 1,4 GHz, trazendo uma grande redução no consumo.

Agora surgem detalhes do seu sucessor. O Helio X20 ainda nem chegou ao mercado e MediaTek já está desenvolvendo o Helio X30. A novidade continua trazendo uma solução deca-core, mas desta vez com um arranjo de CPUs mais poderosas. No primeiro bloco temos quatro núcleos Cortex-A72 com velocidade de operação de 2,5 GHz. No segundo vemos uma solução dual-core dos mesmos núcleos, mas trabalhando a 2 GHz. Por fim, vemos mais um bloco quad-core com dois núcleos Cortex-A53 a 1,5 GHz e mais dois Cortex-A35 a 1 GHz. Ou seja, desta vez a empresa resolveu apostar em três processadores diferentes da ARM.

Se você não conhece o Cortex-A35, ele foi anunciado esta semana pela ARM e tem o seu foco em produtos vestíveis que precisam de bom desempenho, mas que o consumo de bateria seja a maior preocupação. Estes novos processadores são mais fracos que o Cortex-A53, mas estão acima do Cortex-A7. A vantagem é que o mesmo é mais econômico que este último, sendo uma solução bem interessante no Helio X30, já que eles cuidariam das tarefas mais simples, enquanto o Cortex-A72 ficaria a cargo das tarefas mais pesadas.

Além da CPU, o Helio X30 contará com RAM LPDDR4 de alta velocidade e GPU Mali-T880, a mesma que é usada no Huawei Kirin 950 e o no Exynos 8890. Enquanto o Helio X20 deverá chegar no começo de 2016, o X30 tem prazo de lançamento apenas para o começo do segundo semestre. Assim, poderemos ver os primeiros lançamentos do mercado de smartphones chegarem a partir de agosto. Essa nova aposta da MediaTek virá para brigar com as soluções da Qualcomm e Samsung entre os flagships a serem lançados em breve. Quem deverá oferecer o melhor desempenho?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *